Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroHenriqueFelixBilio_tcc.pdf3,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Autorizações de Supressão Vegetal devido o avanço de usinas fotovoltaicas nas áreas rurais na região do Café Sem Troco – Paranoá – Distrito Federal
Autor(es): Bílio, Pedro Henrique Félix
Orientador(es): Souza, Anderson Marcos de
Assunto: Energia solar
Energia renovável
Inventário florestal
Usinas solares fotovoltaicas (UFVs)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 20-Jul-2021
Referência: BÍLIO, Pedro Henrique Félix. Autorizações de Supressão Vegetal devido o avanço de usinas fotovoltaicas nas áreas rurais na região do Café Sem Troco – Paranoá – Distrito Federal. 2020. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Dados comprovam o aumento exponencial do uso de energia renovável no mundo, Brasil e Distrito Federal – DF. No DF a Companhia Energética de Brasília – CEB, aponta um alto crescimento em Unidades Consumidoras, UC’s, de Energia Solar, tanto em residências ou apartamento, como em propriedades rurais, como forma compensatória de energia de empresas públicas e privadas. Para a obtenção da Autorização da implementação desse tipo de energia renovável, é necessário a ASV – Autorização de Supressão Vegetal, dentro do órgão responsável, IBRAM – Instituto Brasília Ambiental, onde a análise dessas ASV’s é instruída pelo Decreto 39.469/2018, para determinar as formas de compensação florestal dos espécimes encontrados nas áreas a terem sua vegetação retirada, com o foco nas espécies protegidas por esse Decreto e os acordos internacionais. Verificou-se a presença de várias espécies protegidas, como Pterodon pubecens Benth e Caryocar brasiliense Camb, assim como espécies nativas não pertencentes a esse grupo, como Qualea grandiflora Mart e Davilla elliptica A. St.-Hil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27980
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.