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Título: Consumo e moda sustentável : a influência de critérios de sustentabilidade na decisão de compra do consumidor
Autor(es): Carolino, Natália da Costa
Orientador(es): Braz, Rodrigo Garcia Vieira
Assunto: Moda
Moda - sustentabilidade
Consumidores - comportamento de compra
Consumo
Decisão de compra
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 22-Jul-2021
Referência: CAROLINO, Natália da Costa. Consumo e moda sustentável: a influência de critérios de sustentabilidade na decisão de compra do consumidor. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A sociedade capitalista se pauta na lógica de produção e consumo de bens e serviços, com tal ciclo sendo renovado pelo lançamento periódico de novos produtos. Na indústria têxtil, a criação de modas e tendências ocorrem em um ritmo acelerado, despertando nas pessoas o desejo em consumir. Esse consumo em grande escala gera consequências ao meio ambiente. Na contramão deste processo, marcas e estilistas buscam construir a identidade de seus produtos com base na ideia de sustentabilidade, com modelos produtivos que minimizem ou anulem os impactos ambientais. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar e compreender a relação entre moda e consumo sustentável. Buscou-se investigar a influência que critérios de sustentabilidade possuem na decisão de compra do consumidor. Utilizando o método de pesquisa quantitativa, a partir de um questionário online, que esteve disponível para respostas do dia 08/11/2019 ao dia 14/11/2019, a autora abordou questões referentes ao comportamento do consumidor e seus hábitos de compra relacionados a aspectos de sustentabilidade. A conclusão da pesquisa aponta que a sustentabilidade apesar de possuir influência na decisão de compra, ainda não é um fator decisivo para os consumidores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2019.
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