Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LiviaDomeneghettiDavanzo_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
2020_LiviaDomeneghettiDavanzo_artigo.pdf214,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação pública e controle social : uma análise do Facebook da CGU
Autor(es): Davanzo, Lívia Domeneghetti
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Comunicação pública
Facebook (Rede social on-line)
Controladoria Geral da União (CGU)
Controle social
Serviços de informação
Comunicação e cidadania
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: DAVANZO, Lívia Domeneghetti. Comunicação pública e controle social: uma análise do Facebook da CGU. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente documento é um memorial descritivo da trajetória da pesquisa que resultou no artigo que tem como objetivo analisar o Facebook da Controladoria-Geral da União (CGU) para avaliar quais as abordagens de comunicação pública o órgão utiliza para tratar sobre controle social. Tendo em vista ser essa uma vertente da comunicação voltada para informar para o interesse público, optou-se por usar essa base teórica de suporte para toda a avaliação aqui realizada. Foram definidos ainda outros conceitos importantes para o desenvolvimento do trabalho, tais como: controle social, comunicação e democracia digital e a trajetória institucional da CGU. Adotou-se como procedimento metodológico uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e documental, análise de conteúdo – com a construção de um protocolo específico – e entrevista com a assessoria de comunicação. Em termos de resultados, verificou-se que existem pontos que atendem aos eixos da comunicação pública – linguagem próxima do usuário, divulgação dos canais de participação e materiais de aprofundamento, exposição do direito de exercer o controle social e do dever de os órgãos públicos prestarem contas. Porém, notou-se aspectos a serem melhorados: corrigir os links sem funcionar, ampliar a interação do órgão com os usuários, explorar e fornecer conteúdos mais interativos, como tutoriais – lembrando que em termos de comunicação pública, é preciso facilitar o entendimento do cidadão que busca uma informação/serviço – e variar o conteúdo das postagens tentando sempre estimular uma participação mais ativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.