Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcosViniciusDaSilva_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação interdisciplinar da arqueologia e da museologia na gestão de acervos de artefatos arqueológicos no Brasil
Autor(es): Silva, Marcos Vinícius da
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Acervo documental
Museus e coleções arqueológicas
Museus - administração
Gestão de coleções
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 30-Jul-2021
Referência: SILVA, Marcos Vinícius da. A relação interdisciplinar da arqueologia e da museologia na gestão de acervos de artefatos arqueológicos no Brasil. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta o histórico das cartas patrimoniais, legislações, portarias e normativas que dizem respeito a gestão de acervos e conservação dos acervos arqueológicos no Brasil, em nível federal e estadual, assim como algumas recomendações internacionais, pela ótica da Museologia e da Arqueologia. Descreve o sistema atualmente vigente de gestão de acervos e conservação de artefatos arqueológicos do Centro de Arqueologia de SP. Por fim, propõe uma discussão sobre a relação interdisciplinar da Arqueologia e da Museologia para com a gestão de acervos arqueológicos brasileiros e suas respectivas interlocuções nos procedimentos adotados na gestão de acervos dos artefatos arqueológicos.
Abstract: This paper presents the history of heritage maps, laws, ordinances and regulations that concern the management of collections and conservation of archaeological collections in Brazil, at the federal and state level, as well as some international recommendations, from the perspective of Museology and Archeology. It describes the current system for the management of collections and conservation of archaeological artifacts at the Center for Archeology of SP. Finally, it proposes a discussion on the interdisciplinary relationship of Archeology and Museology to the management of Brazilian archaeological collections and their respective interlocutions in the procedures adopted in the management of collections of archaeological artifacts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.