Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AtilaGregorioFrancoRocha_tcc.pdf971,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Heráldica e nacionalismo cubano : uma perspectiva museológica
Autor(es): Rocha, Átila Gregório Franco
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Símbolos nacionais
Heráldica
Nacionalismo
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 2-Ago-2021
Referência: ROCHA, Átila Gregório Franco. Heráldica e nacionalismo cubano: uma perspectiva museológica. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A questão nacional e o nacionalismo são pontos de discussão que se configuram em posição privilegiada no debate acadêmico, sendo estes fenômenos amplamente difundidos e assimilados pelos indivíduos residentes nos Estados nacionais modernos, refletem então em outras áreas em que há o trabalho humano. Uma destas áreas, inseridas na Museologia, é a Heráldica, que concentra suas atividades em construir símbolos de representação como os brasões dos Estados. Através da análise histórica dos brasões institucionais cubanos, este trabalho discute a relação entre a heráldica representativa da Ilha e o nacionalismo que incidiu na criação de alguns dos brasões utilizados, destacando o atual brasão, conhecido como Brasão da Palma Real. O diagnóstico desta relação é capaz de identificar uma das razões possíveis para o governo revolucionário não alterar os símbolos nacionais após o triunfo da Revolução: o nacionalismo.
Resumén: La cuestión nacional y el nacionalismo son puntos de discusión que se configuran en una posición privilegiada en el debate académico, y estos fenómenos son ampliamente difundidos y asimilados por los individuos residentes en los Estados nacionales modernos, para luego reflejarse en otras áreas donde hay trabajo humano. Una de estas áreas es la Heráldica, que centra sus actividades en la construcción de símbolos de representación como el escudo de armas de los Estados. A través del análisis histórico de los escudos institucionales cubanos, este trabajo analiza la relación entre la heráldica representativa de la Isla y el nacionalismo que se centró en la creación de algunos de los escudos utilizados, destacando el escudo actual, conocido como el Escudo de Palma. El diagnóstico de esta relación es capaz de identificar una de las posibles razones para que el gobierno revolucionario no cambie los símbolos nacionales tras el triunfo de la Revolución: el nacionalismo
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.