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dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorFagundes, Késia Eliana Belini-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Késia Eliana Belini. Leitura, literatura e construção de identidade: a formação do leitor. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.pt_BR
dc.description.abstractPensar o ensino de literatura e suas modalidades práticas supõe que se defina a finalidade deste ensino. É a formação de um sujeito leitor livre, responsável e crítico, capaz de construir sentidos de modo autônomo e de argumentar suas percepções. É também, obviamente, a formação do sujeito leitor sensível, com uma personalidade aberta aos outros e ao mundo que este ensino de literatura vislumbra. A sala de aula é o espaço privilegiado de negociação e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diversos conceitos escolares e de educação. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor, espera-se que conduza seus alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. O objetivo deste escrito é elucidar, juntamente com o trabalho de Residência Pedagógica, o ensino/aprendizagem da literatura entre ação docente e mediação na formação do leitor. As considerações encaminham-se para um entendimento de que os conteúdos escolares de literatura, somente estarão a serviço do desenvolvimento dos estudantes se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação e afetividade, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais entre indivíduos e sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.titleLeitura, literatura e construção de identidade : a formação do leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-09T18:39:05Z-
dc.date.available2021-08-09T18:39:05Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28104-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Thinking about literature teaching and its practical modalities defines this teaching objective. It is the formation of a free, responsible, and critical subject-reader who can autonomously build senses and argue her/his perceptions. It is obviously also the formation of the sensible subject-reader, one with a personality opened to others and to the world that this literature teaching glimpses. The classroom is the privileged space of negotiation and production of new senses and meanings, mainly regarding to several scholar and educative concepts. It happens in a complex interactive net in which experiences of teachers and students become present, besides the formal knowledge itself. From the teacher it is expected that s/he leads the students, searching for understanding and negotiating the different signification processes which involve the planned learning situations. This study aims to clarify, together with the Pedagogical Residency work, the literature teaching-learning process between the teacher action and her/his mediation in the subject-reader formation. The considerations lead to an understanding that the scholar literature contents will only be at the service of the students’ development if they will be used in the conjuncture of its processes of significance and affectivity, considering that the education primordial function is nurturing relational possibilities between subjects and societypt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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