Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielVallsDeSalles_tcc.pdf449,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potenciais para o desenvolvimento da Escuta Sensível no ambiente escolar por meio das Artes Cênicas : observações sobre alguns jogos e exercícios cênicos
Autor(es): Salles, Gabriel Valls de
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Ambiente escolar
Artes cênicas - ensino
Representação teatral
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: SALLES, Gabriel Valls de. Potenciais para o desenvolvimento da Escuta Sensível no ambiente escolar por meio das Artes Cênicas: observações sobre alguns jogos e exercícios cênicos. 2020. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O ambiente escolar pode apresentar muitos desafios de comunicação entre os sujeitos de aprendizagem. A escuta sensível de René Barbier pode ser trabalhada dentro do ambiente escolar por meio das artes cênicas para que se consiga uma dinâmica de troca entre os sujeitos de aprendizagem, uma conexão diferenciada entre estes para conseguir um desempenho educativo efetivo e sem tratamentos autoritários e opressivos. Para averiguar a capacidades positiva da escuta sensível no ambiente escolar e sua relação com as artes cênicas como facilitadoras deste estado, evidenciou-se as relações da escuta sensível à educação progressista e libertária, voltada para a autonomia, ressaltando a natureza relacional do teatro, para então, relevar alguns exercícios teatrais propostos por Constantin Stanislavski, Viola Spolin e Augusto Boal, explicitanto neles a presença da escuta sensível.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.