Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28158
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_KarolayneLopesCampos_tcc.pdf820,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação de genótipo selvagem com genótipos comerciais de tomateiro industrial visando o manejo de Bemisia tabaci biótipo B
Autor(es): Campos, Karolayne Lopes
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Plantas - doenças e pragas
Inseto nocivo
Tomate - doenças e pragas
Tomate - cultivo
Mosca-branca
Fitopatologia
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: CAMPOS, Karolayne Lopes. Associação de genótipo selvagem com genótipos comerciais de tomateiro industrial visando o manejo de Bemisia tabaci biótipo B. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A mosca-branca, Bemisia tabaci biótipo B, é uma praga polífaga, cosmopolita e que causa prejuízos consideráveis ao tomateiro. Já existem relatos de sua resistência aos principais inseticidas utilizados para o seu controle. Esse trabalho objetivou avaliar a associação entre um genótipo com reconhecida resistência a insetos-praga e a fitopatógenos (PI-134417 de S. habrochaites) e genótipos comerciais de tomateiro industrial (BRS Tospodoro e BRS Tyão) no manejo de B. tabaci biótipo B infectada com o Tomato severe rugose virus (ToSRV). O ensaio foi realizado em casa de vegetação, sendo utilizados cinco tratamentos: 1) BRS Tospodoro, 2) BRS Tyão e 3) PI-134417 de S. habrochaites cultivados isolados e pela associação de 4) BRS Tospodoro com PI-134417 de S. habrochaites, e 5) BRS Tyão com PI- 134417 de S. habrochaites, que foram dispostos em delineamento em blocos ao acaso com três repetições. As densidades de adultos e ninfas de mosca-branca foram contabilizadas em cinco plantas por repetição e, no caso do cultivo associado, em cinco plantas do genótipo comercial e cinco plantas do genótipo selvagem, ao longo de nove semanas. Determinou-se ainda a coleta de adultos de mosca-branca em armadilhas do tipo painel adesivo amarelo ao longo de 11 semanas. A fotossíntese das plantas com e sem sintomatologia visual de infecção por ToSRV em três diferentes ocasiões e o número e peso dos frutos normais e com sinais de isoporização foi quantificado ao final do ciclo de cultivo, além da incidência de plantas em cada parcela que mostravam sinais de infecção por ToSRV, confirmado por PCR. A associação de PI-134417 de S. habrochaites com BRS Tyão reduziu as densidades de adultos de B. tabaci biótipo B amostrados nas plantas e coletados nas armadilhas. A produção dos genótipos comerciais não foi afetada pela associação com PI-134417. A maior incidência de ToSRV foi constatada nos genótipos comerciais, independente do modo de cultivo e as plantas com sintomas de infecção pelo vírus apresentaram redução da fotossíntese em comparação as plantas sem sintomatologia visual da infecção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.