Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasVitorioDaSilva_tcc.pdf956,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Obtenção e avaliação de linhagens parcialmente endogâmicas de milho doce (Zea mays L.)
Autor(es): Silva, Lucas Vitório da
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Assunto: Milho - cultivo
Milho - sementes
Milho - melhoramento genético
Produtividade agrícola
Hibridação vegetal
Plantas - melhoramento genético
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: SILVA, Lucas Vitório da. Obtenção e avaliação de linhagens parcialmente endogâmicas de milho doce (Zea mays L.). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A obtenção de linhagens parcialmente endogâmicas representa uma alternativa em um programa de desenvolvimento de híbridos de milho doce, pois, ao possibilitar a obtenção de genótipos (quase) homozigotos para o cruzamento e expressão da heterose, diminui o número de ciclos de autofecundação das plantas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avançar uma geração de genótipos de milho doce, isto é, obter linhagens parcialmente endogâmicas (S4) e avaliar características morfoagronômicas nas linhagens S3. Os tratamentos consistiram em dezoito genótipos de milho doce avançados em dois ciclos sucessivos de autofecundação. Foram avaliados a altura de inserção de espiga, altura das planta, época dos florescimentos feminino e masculino, número de espigas autofecundadas, pesos total e de cem sementes, pesos total e médio dos sabugos, comprimento, largura e espessura das sementes. O experimento foi realizado em casa de vegetação, na Fazenda Água Limpa, bairro Vargem Bonita / DF. A semeadura foi realizada, em 09/12/2017, com duas linhas de dois metros de cada genótipo, na densidade de 5,5 plantas/metro, constituindo, assim, as parcelas, em três repetições distribuídas em blocos casualizados. Concluiu-se que algumas linhagens se destacaram quanto à altura de inserção de espiga, número de espigas autofecundadas, peso de cem sementes e peso médio do sabugo. Tais características são essenciais para o programa de melhoramento genético na obtenção de híbridos de milho doce, ou seja, auxiliam na escolha de materiais com menor tendência de acamamento e maior rendimento de espiga.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.