Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_DanieleLinharesGalvaoCarneiroCunha.pdf423,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Turismo na terceira idade : um estudo sobre a capacitação de profissionais
Autor(es): Cunha, Daniele Linhares Galvão Carneiro da
Orientador(es): Spezia, Domingos Sávio
Assunto: Turismo
Lazer
Terceira idade
Data de apresentação: Mar-2004
Data de publicação: 21-Mai-2009
Referência: CUNHA, Daniele Linhares Galvão Carneiro da. Turismo na terceira idade : um estudo sobre a capacitação de profissionais. 2004. 116 f. Monografia (Especialização em Gestão e Marketing do Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: A fim de investigar a importância da capacitação dos profissionais do turismo para o desenvolvimento da atividade turística junto ao público da terceira idade foram percorridos alguns tópicos: primeiramente foi abordado o turismo, sua história, conceitos, definições e a importância econômica como um meio para o entendimento do quanto o turismo, como atividade profissional, vem crescendo no Brasil. Em seguida, trata-se da terceira idade, da origem do termo, dos aspectos biológicos, psíquicos e sociais do idoso, das leis a eles dedicadas, do levantamento da população idosa mundial e de sua participação na economia. O estudo desse capítulo leva à constatação de que o idoso é, normalmente, uma pessoa com tempo livre e maior disponibilidade de receita para gastar em viagens trazendo à atividade turística, a preocupação de capacitar recursos humanos para lidar com esse público em virtude de suas necessidades peculiares, em relação a outros segmentos de mercado. Posteriormente, aborda-se a importância do lazer e do turismo para o idoso, já que o lazer, nessa etapa, revaloriza a sua vida social. Por fim, traz-se à tona a importância da capacitação dos profissionais do turismo para o desenvolvimento da atividade turística com a terceira idade. O idoso é um público que requer cuidados constantemente. O investimento na mão-de-obra especializada parece ser a forma mais correta para a qualificação da prestação de serviços a este grupo populacional. Esta pesquisa procura mostrar que a qualificação da mão-de-obra especializada para o desenvolvimento da atividade turística junto ao público da terceira idade é o grande diferencial para o Brasil atingir a competitividade nesse segmento.
Abstract: In order to investigate the importance of qualifying the tourism professionals for the development of the touristic activity to the the third age people, some subjects had been covered: first there is an approach on tourism, its history, concepts, definitions and the economic importance as a way for the agreement of how much the tourism, as professional activity, has grown in Brazil. After that, one is to the third age, the origin of the term, of the biologic, psiquic and social aspects of the aged ones, the laws dedicated to them, the survey of aged population world-wide and its participation in the economy. The study of this chapter takes constatation of that the aged are, usually, people with free time and more money availability to spend in trips, causing touristic activity motivation to enable human resources to deal with this people in virtue of its peculiar necessities, comparing to other segments of market. Later, the importance of leisure and tourism for the aged one is approached, as long as the leisure, in this stage, gives purpose to their social life. Finally, it is showed the importance of enableing tourism professionals for the development of the touristic activity with the third age. The aged one requires cares constantly. The investment in the specialized workmanship seems to be the most correct way for qualifying the service to this population group. This research looks for showing that qualifying specialized workmanship for the development of touristic activity to the third aged is the great way to Brazil reach the competitiveness in this segment.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.03.TCC.282
Aparece na Coleção:Gestão e Marketing do Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.