Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MariaDaConceicaoFreireMatos_tcc.pdf252,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Maternidade contemporânea e sofrimento social em Quarto de Despejo, da autora Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Matos, Maria da Conceição Freire
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Maternidade
Literatura e sociedade
Literatura e história
Mulheres na literatura
Escritoras
Literatura brasileira - história e crítica
Mulheres - condições sociais
Mãe e filhos
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: MATOS, Maria da Conceição Freire. Maternidade contemporânea e sofrimento social em Quarto de Despejo, da autora Carolina Maria de Jesus. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho analisa a figura da autora Carolina Maria de Jesus, no seu papel de mãe em meio aos sofrimentos vividos e relatados por ela na escrita de seu diário Quarto de Despejo (1960), no que se refere à (sobre)vivência da autora e de seus filhos na favela do Canindé em SP. Forte e ao mesmo tempo doce, Carolina com seus valores observados e aprendidos com a sua mãe, transmite a seus filhos grande sabedoria por meio de suas atitudes e palavras que às vezes eram consideradas difíceis para eles, mas que mostravam uma mãe letrada que encontrava a paz que não existia na favela, na leitura e na escrita. A realidade relatada por Carolina em Quarto de Despejo nos anos de 1955 a 1960, de certo modo ainda está presente no cotidiano de muitas mães brasileiras, no que se refere aos sofrimentos sociais e aos problemas relacionados à educação e a falta de recursos principalmente em regiões periféricas. O objetivo do presente trabalho é reconhecer o poder humanizador da literatura de Carolina Maria de Jesus, capaz de tornar seus leitores mais humanos e também o de dar visibilidade para esse complexo papel feminino, o exercício da maternidade, sobretudo em um contexto social precário em bens, mas ao mesmo tempo, rico em sabedoria, luta e sede de mudanças.
Resumén: Este trabajo analiza la figura de la autora Carolina María de Jesús, en su rol de madre en medio al sufrimiento vivido y relatado por ella en la redacción de su diario Quarto de Despejo (1960), en torno a la sobrevivencia de la autora y sus hijos en la favela Canindé en SP. Fuerte y al mismo tiempo dulce, Carolina, con sus valores observados y aprendidos de su madre, transmite a sus hijos una gran sabiduría a través de sus actitudes y palabras que a veces se consideraban difíciles para ellos, pero que mostró una madre alfabetizada que encontró la paz que no existía en la favela, en la lectura y la escritura. La realidad relatada por Carolina en Quarto de Despejo en los años 1955 a 1960, de alguna manera todavía está presente en la vida cotidiana de muchas madres brasileñas, en lo que respecta al sufrimiento social y los problemas relacionados con la educación y la falta de recursos principalmente en las regiones periféricas. El objetivo del presente trabajo es reconocer el poder humanizador de la literatura de Carolina María de Jesús, capaz de humanizar a sus lectores y también de dar visibilidad a este complejo rol femenino, el ejercicio de la maternidad, especialmente en un contexto social precario en bienes, pero al mismo tiempo, rico en sabiduría, lucha y sed de cambio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.