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Título: Aquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdas
Autor(es): Gadelha, Lauana Cristina de Sousa
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Língua brasileira de sinais
Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Aquisição da segunda língua
Surdos - aquisição da segunda língua
Surdos - educação
Surdos - comunicação escrita
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: GADELHA, Lauana Cristina de Sousa. Aquisição da LSB por crianças surdas filhas de pais não surdos e aprendizagem da LSB por pais não surdos de crianças surdas. 2019. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho insere-se em linha de pesquisa do curso de Língua de Sinais Brasileira (LSB)-Português com segunda língua (PSL), que trata da aquisição da LSB por crianças surdas, filhas de pais não surdos e de como os pais dessas crianças aprendem a Língua de Sinais Brasileira. Apresentamos como objeto de estudo dessa pesquisa a busca de verificar se há problemas ou dificuldades na comunicação dos pais não surdos com seus filhos surdos e se eles conseguem estabelecer uma comunicação visual com os filhos surdos. A Língua de Sinais Brasileira é a primeira língua das crianças surdas. Em respeito à Lei 10.438/2002 e a Decreto 5626/2005 é direito do surdo ter acesso às informações em língua de sinais. Um dessas formas é oferecer as crianças surdas em processo de aquisição da linguagem para escola bilingue dentro disciplina de aula o currículo no ensino de LIBRAS. Para tanto, segue a Metodologia para somente esse grupo de crianças surdas apresenta o input linguístico adequado e garantido para possíveis analises do processo de aquisição, Quadro (1997). O resultado da pesquisa é uma aquisição da LSB com definições em Língua de Sinais voltada para pesquisar e estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.
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