Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoquebedeOliveiraTelesDaSilva_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Museologia virtual e cibermuseologia : estudos sobre a virtualização da instituição museu : um estudo de caso do pesquisa-ação do Museu do Cerrado da UnB
Autor(es): Silva, Joquebede Oliveira Teles da
Orientador(es): Magaldi, Monique Batista
Assunto: Museus virtuais
Políticas públicas
Cibercultura
Cibermuseologia
Museus - Brasília (DF)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: SILVA, Joquebede Oliveira Teles da. Museologia virtual e cibermuseologia: estudos sobre a virtualização da instituição museu : um estudo de caso do pesquisa-ação do Museu do Cerrado da UnB. 2020. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Seria importante questionar se a Museologia está adequando os seus estudos teóricos, ações e processos às demandas contemporâneas das novas instituições museais, a fim de colocar-se em seu tempo, especialmente no que diz respeito à virtualização dos museus e suas coleções? Nesse cenário, a presente pesquisa advém do exercício de pensar e refletir sobre as concepções, conceitos, definições e lacunas referentes ao campo museológico e aos museus virtuais no cenário brasileiro, com o objetivo geral de analisar como o Plano Museológico pode ser aplicado, no caso dos museus virtuais, enquanto metodologia de análise, plataforma de observação e guia de uso das metodologias e técnicas do campo da Museologia. A fim de alçar tal objetivo, a pesquisa – de natureza exploratória, com fundamentação teórica em conceitos museológicos – dispôs de uma abordagem do tipo quali-quanti a partir dos dados coletados acerca dos 36 museus virtuais listados na plataforma Museusbr. Nessa abordagem, trouxemos por meio de nossa ótica o atual estado da arte desses 36 museus, analisando em cada um a existência ou não de três grupos de ação, a saber: pesquisa/ investigação, conservação/ preservação/ salvaguarda/ e comunicação/ exposição. Realizamos, ainda, um estudo de caso no Museu do Cerrado, um museu virtual da Universidade de Brasília, com o emprego da metodologia de pesquisa-ação. No estudo de caso, utilizou-se o plano museológico como plataforma de observação e guia de uso das metodologias e técnicas do campo da Museologia. Dentre as principais questões observadas esteve a necessidade de aprimoramento de técnicas, abordagens e conceitos no que diz respeito aos museus virtuais.
Resumén: Este trabajo resulta del ejercicio de pensar y reflexionar sobre las concepciones, conceptos, definiciones y huecos existentes en el campo museológico con relación a los museos virtuales en Brasil. El objetivo general consistió en analizar cómo el plan museológico – una herramienta de gestión regulada por la ley brasileña y obligatoria a los museos – se puede aplicar al caso de los museos virtuales a modo de metodología de análisis, plataforma de observación y guía de uso de las técnicas de la Museología. Para alcanzar dicho objetivo, la investigación – de naturaleza exploratoria, con fundamentación teórica en conceptos museológicos – se dispuso de un abordaje cuali-cuantitativo a partir de los datos tomados sobre los 36 museos virtuales listados en la plataforma Museusbr. Con ese abordaje, mostramos el estado actual de esos museos, analizando en cada uno la existencia o inexistencia de tipos de acción: investigación, conservación y comunicación. Estudiamos, además, el caso del Museo del Cerrado (Museu do Cerrado), un museo virtual de la Universidad de Brasília. En ese estudio de caso, empleamos la metodología de investigación- acción, partiendo de los componentes obligatorios del plan museológico. Entre las principales cuestiones observadas estuvo la necesidad de perfeccionar técnicas, abordajes y conceptos relativos a esa tipología de museo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.