Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MonicaRenataDeJesusAbreu_tcc.pdf3,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Segurança do trabalho : uma análise sobre dados de acidentalidade entre profissionais museólogos brasileiros dos anos 2000 a 2020
Autor(es): Abreu, Mônica Renata de Jesus
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Museólogo
Acidentes do trabalho
Segurança do trabalho
Riscos ocupacionais
Saúde e trabalho
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: ABREU, Mônica Renata de Jesus. Segurança do trabalho: uma análise sobre dados de acidentalidade entre profissionais museólogos brasileiros dos anos 2000 a 2020. 2020. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de dados sobre acidentes e afastamentos do trabalho entre profissionais museólogos brasileiros, no decorrer dos anos 2000 a 2020, com vias a demarcar e endossar como se dá a segurança do trabalho entre esses profissionais, dado que a acidentalidade se enquadra como um dos prismas de estudo desta (e para esta) ciência, a qual abarca estudos e medidas ligadas ao resguardo da integridade e das competências do trabalhador como também da prevenção e da diminuição de acidentes de trabalho. Discorrendo-se a partir de expressões e temas semelhantes e subjacentes à segurança do trabalho, como saúde e segurança no trabalho e do trabalhador, para se corroborar e contextualizar a referida análise de dados, também serão refletidos aspectos como: Museus e questões laborais de insalubridade, o tratamento de dados para a conformação em informações de saúde e segurança, risco e percepção de risco e a formação do museólogo.
Abstract: This work presents an data analysis on accidents and work absences among Brazilian museologists during the years 2000 to 2020, in order to demarcate and endorse how occupational safety happens among these professionals, since the accident fits as a prism of study of this (and for this) science, which encompasses studies and measures related to the protection of the integrity and skills of the worker as well as the prevention and reduction of work accidents. Using similar expressions and themes underlying occupational safety, such as health and safety at work and of the worker, to corroborate and contextualize the aforementioned data analysis, aspects such as: Museums and unhealthy labor issues, data processing for conformation in health and safety information, risk and risk perception and the training of the museologist will also be reflected.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.