Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28239
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaquelPeixotoSarmentoCosta_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O potencial de musealização do conteúdo de um livro : um estudo de caso de A Arte de Tim Burton
Autor(es): Costa, Raquel Peixoto Sarmento
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Personagens no cinema
Museus
Exposições de arte
Cinema
Livros e leitura
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: COSTA, Raquel Peixoto Sarmento. O potencial de musealização do conteúdo de um livro: um estudo de caso de A Arte de Tim Burton. 2020. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar o potencial de musealização do conteúdo imaterial de um livro. Através do estudo de caso da exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton, que ocorreu em 2019 no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Observando como o processo criativo de Tim Burton chega aos famosos personagens cinematográficos, e agora, as galerias de museus ao redor do mundo. Construindo uma ponte entre as exposições e os filmes através do conceito de musealização, que não se prende as paredes dos museus, mas que navega por outras áreas. E como ambas constroem suas narrativas.
Abstract: This work aims to analyze the potential of musealization of the immaterial content of a book. Through the case study of the exhibition The Dark Beauty of the Monsters : 10 Years of The Art of Tim Burton, whick took place in 2019 at the Banco do Brasil Cultural Center in Brasília. Watching hw Tim Burton ́s creative process reaches famous cinematic characters, and now, the galleries of museums around the world. Building a connection between exhibitions an films through the concept of musealization, which is not attached to the walls of museums, but which navigates to others areas. And how both build thier narratives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.