Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2824
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RitadeCassiadosAnjosVigilato.pdf334,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mulheres em cargos de chefia
Autor(es): Vigilato, Rita de Cássia dos Anjos
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Mercado de trabalho
Mulheres nas profissões
Chefia
Liderança
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 7-Fev-2012
Referência: VIGILATO, Rita de Cássia dos Anjos. Mulheres em cargos de chefia. 2010. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Nesta monografia analisa-se a percepção dos subordinados em relação a uma chefia feminina. Primeiramente, relata-se uma história de lutas e conquistas femininas ao longo da história; e como as mulheres começaram a ocupar o seu espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos de menor escalão, até chegar aos dias de hoje em que se encontram administrando grandes empresas e até um país,como o Brasil, que elegeu a primeira chefe de Estado, Dilma Rousseff nas eleições realizadas em 2010. Este trabalho tece a visão dos subordinados em relação a uma chefia feminina. Aplicou-se um questionário em que se contou com a participação de 50 colaboradores do Serviço de Protocolo - SEPRO do CNPq, pois esse setor é liderado por uma chefia feminina e buscou-se investigar a opinião de seus subordinados a respeito de mulheres que ocupam cargos de chefia dentro de um serviço no CNPq. Entender como estas mulheres são vistas pelos seus subordinados, homens e mulheres, e como estes se sentem sendo chefiados por mulheres. Para alcançar os objetivos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e pesquisa básica com abordagem quantitativa, objetivos descritivos e procedimentos técnicos de levantamento. Ao analisar as respostas dos colaboradores, observou-se que estes admitem que existam características diferentes entre uma chefia masculina ou feminina, mas essas diferenças não definem se a chefia masculina é melhor do que a chefia feminina e vice-versa. Para os colaboradores o que define se uma chefia é boa ou não, são características individuais de cada chefe, e não simplesmente o sexo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2824
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons