Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SuelenDaSilvaDePaula_tcc.pdf492,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A literatura na construção do indivíduo : uma reflexão teórica
Autor(es): Paula, Suelen da Silva de
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Interesses na leitura
Acesso à cultura
Livros e leitura
Literatura e sociedade
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: PAULA, Suelen da Silva de Paula. A literatura na construção do indivíduo: uma reflexão teórica. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A literatura funciona como uma chave que abre portas de entrada a diversos mundos e conhecimentos. Por intermédio dela, toda a trajetória de um indivíduo pode ser alterada, enriquecida, aprimorada, pois permite o reconhecimento de si mesmo como ser, do seu ambiente e do outro. O acesso ao saber literário pode ser uma arma forte de ascensão intelectual e cultural, considerando seu poder conscientizador. O homem é um ser individual, mas também social, com necessidade e capacidade de expansão. Entende-se que a ele é fundamental esse processo de identificação, devido as suas variadas funções e peculiaridades. Portanto, apresenta- se aqui uma breve reflexão sobre aspectos da literatura que podem agir e ser imprescindíveis na construção de uma pessoa como sujeito crítico, consciente e sensível às realidades próximas e distantes, ativando sua humanidade ilimitada.
Resumén: La literatura funciona como una llave que abre puertas a diversos mundos y conocimientos. A través de ella, toda la trayectoria de un individuo puede ser cambiada, enriquecida, perfeccionada, pues permite el reconocimiento de sí mismo como ser, de su ambiente y del otro. El acceso al saber literario puede ser un arma fuerte de ascensión intelectual y cultural, considerando su poder generador de conciencia. El hombre es un ser individual, pero también social, con necesidad y capacidad de expansión. Se comprende que a él es fundamental este proceso de identificación, debido a sus variadas funciones y peculiaridades. Por lo tanto, presentase aquí una breve reflexión sobre los aspectos de la literatura que pueden actuar y ser imprescindibles en la construcción de una persona como sujeto crítico, consciente y sensible a las realidades próximas y lejanas, activando su humanidad ilimitada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.