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Título: Avaliação da proteção diferencial numérica de baixa impedância para configuração de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves
Autor(es): Pedrosa, João Vitor Leite
Orientador(es): Silva, Kleber Melo e
Assunto: Sistema elétrico
Relés de proteção
Barramento (Engenharia Elétrica)
Transformadores elétricos
Energia elétrica - transmissão
Geradores elétricos
Linhas de transmissão
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: PEDROSA, João Vitor Leite. Avaliação da proteção diferencial numérica de baixa impedância para configuração de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves. 2018. xii, 70 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Resumo: Os barramentos de subestações são elementos de alta relevância, dado que são os respon- sáveis pela interligação de vários outros elementos de um sistema elétrico de potência, como linhas de transmissão, transformadores e geradores. A ocorrência de faltas nos barramentos podem ocasionar um grande número de desligamentos, portanto, é imprescindível que esses elementos possuam um sistema de proteção eficiente para mitigar os efeitos causados por dis- túrbios e faltas nos sistemas elétricos. Neste trabalho é implementado e avaliado um algoritmo de proteção diferencial de baixa impedância para barramentos. Para tanto, foi realizada a si- mulação de um barramento com arranjo de barra dupla com disjuntor simples a quatro chaves no software ATP (Alternative Transients Program), onde foram aplicadas diversas condições de faltas e realização de manobras. Os dados obtidos das simulações foram avaliados por meio de rotinas que emulam as lógicas 1-de-1 e 2-de-2 para identificação de faltas internas e externas às zonas de proteção construídas. Por fim, os resultados foram analisados quanto aos critérios de tempo de atuação, confiabilidade e seletividade da proteção. Dos resultados obtidos, pode-se constatar que a proteção diferencial de baixa impedância para barramentos com configuração variável é vantajosa em relação a outras filosofias de proteção. Esta proteção também tem um caráter de alta confiabilidade e tempos de atuação rápidos, tornando-se uma opção bastante atrativa para ser implementada em relés reais.
Abstract: Substation buses are highly relevant since they are responsible for the interconnection of several other elements of an electric power system, such as transmission lines, transformers and generators. The occurrence of faults in the buses can cause a large number of disconnections, therefore, it is imperative that these elements have an efficient protection system to mitigate the effects caused by disturbances and faults in the electrical systems. In this work, a low impedance differential protection algorithm for buses is implemented and evaluated. In order to do so, a simulation of a bus with double bar arrangement with four-way single-circuit breaker in the ATP (Alternative Transients Program) was performed, where several fault conditions and maneuvering were applied. The data obtained from the simulations were evaluated using routines that emulate the logics 1-out-of-1 and 2-out-of-2 to identify internal and external faults to the built protection zones. Finally, the results were analyzed regarding the criteria of operation time, reliability and selectivity of the protection. From the results obtained, it can be seen that the low impedance differential protection for buses with variable configuration is advantageous in relation to other protection philosophies. This protection also has a character of high reliability and fast actuation times, making it a very attractive option to be implemented in real relays.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
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