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2020_CamilaNunesSoares_tcc.pdf8,43 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorSoares, Camila Nunes-
dc.identifier.citationSOARES, Camila Nunes. Um jogo digital do tipo RPG para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamental. 2020. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA matemática é uma ciência exata de origem ainda nas primeiras civilizações e que está presente no nosso dia a dia em pequenas situações do cotidiano, como ir ao mercado, ler horas, medição de objetos entre outros. Contudo é uma disciplina ainda temida por estudantes. Já em outro ponto temos a tecnologia que está a cada dia mais presente na vida dos jovens. O telefone celular deixou de ser apenas um meio de comunicação para se tornar um dispositivo utilizado para as mais diversas situações (e.g. enviar e-mail, acessar redes sociais, envio de mensagens e jogos digitais). Pensando nesses dois pontos este trabalho tem como objetivo um jogo digital que possa ser utilizado por jovens do ensino médio como ferramenta de auxílio ao ensino da matemática. Aqui, apresentamos o protótipo do jogo digital no estilo RPG, chamado “Ada e a So ciedade Perdida". O jogo é uma proposta de objeto educacional lúdico para o aluno revisar e aprender os conteúdos da disciplina de matemática teoricamente ensinadas durante o seu ensino fundamental II. Para a criação do jogo foi utilizado o currículo existente com base da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que este trabalho abra possibilidades para mostrar que é possível criar uma ferramenta interativa e lúdica que desperte no aluno o interesse pela matemática, além de ajudá-lo a aprimorar as habilidades na disciplina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordRole Playing Game (RPG)pt_BR
dc.titleUm jogo digital do tipo RPG para revisão de conceitos da matemática do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T18:15:06Z-
dc.date.available2021-08-24T18:15:06Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28298-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Math is an exact science of origin even in the early civilizations and is present in our life in small everyday situations, such as go to the market, know the hours, identifying objects among others. However, it is a discipline still feared by students. At another point, we have the technology that is increasingly present in the lives of young people. The smartphone became a device used for a variety of situations (for example, sending email, accessing social networks, sending messages and digital games). Hereafter, we present the prototype of the RPG-style digital game, called “Ada and the Lost Society”. The game presents a proposed educational object for the student to review and learn the contents of the math discipline theoretically taught during elementary school. For the creation of the game we used the existing curriculum based on the BNCC - Common Base National Curriculum. It is hoped that this work will open up possibilities to show that it is possible to create an interactive and playful tool that arouses the student’s interest in mathematics, in addition to helping him to improve the skills in the discipline.pt_BR
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