Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28304
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoseLucasRodriguesAzevedo_tcc.pdf434,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da Lei de acesso à informação por jornalistas no judiciário : análise da transparência passiva nos tribunais superiores brasileiros
Autor(es): Azevedo, José Lucas Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Solano dos Santos
Assunto: Acesso à informação
Lei de Acesso à Informação
Poder Judiciário
Jornalismo
Jornalismo - critérios de noticiabilidade
Transparência pública
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 24-Ago-2021
Referência: AZEVEDO, José Lucas Rodrigues. Uso da Lei de acesso à informação por jornalistas no judiciário: análise da transparência passiva nos tribunais superiores brasileiros. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo buscou verificar como tem sido o uso da Lei de Acesso à Informação por jornalistas para obterem informações no Judiciário brasileiro. Com o uso da pesquisa documental, foram quantificados os pedidos feitos por jornalistas por meio da LAI em 2018 e 2019 a quatro tribunais superiores: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram também analisadas as respostas desses tribunais aos pedidos dos jornalistas. O resultado do estudo mostrou que em 2018 os pedidos originários de jornalistas equivaleram a 6% do total de solicitações pela LAI feitas aos quatro tribunais. O TSE foi o tribunal mais procurado por jornalistas naquele ano, no qual houve eleições. Em 2019, os pedidos de jornalistas representaram 4% do total. Os quatro tribunais superiores deferiram entre 80% e 90% do total de requerimentos de informações feitos por jornalistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.