Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KissilaGarciaCandidoSilva_tcc.pdf845,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O acervo fotográfico do ARPDF como recurso pedagógico de liberdade
Autor(es): Silva, Kissila Garcia Candido
Orientador(es): Pinto, Ana Flávia Magalhães
Assunto: Racismo
História - estudo e ensino
Negros - representações
Livros didáticos
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 25-Ago-2021
Referência: SILVA, Kissila Garcia Candido. O acervo fotográfico do ARPDF como recurso pedagógico de liberdade. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: “Na encruzilhada entre a submissão e a resistência, que histórias seus olhos conseguem ler?” Esse foi um dos títulos dos painéis interativos da exposição “Reintegração de Posse: Narrativas Negras no Distrito Federal”, realizada em setembro de 2019 no Museu Nacional da República. A exposição buscou fomentar a desnaturalização de narrativas que promovem o apagamento de sujeitos sociais centrais na História do DF. Nesta monografia, desenvolvo uma análise sobre as possibilidades dessa exposição para evidenciar a agência da população negra, numa ação de reintegração de posse de sua própria história. Em virtude da importância da exposição na construção de uma agenda antirracista, este estudo visa analisar as possibilidades de uso dessas novas narrativas no contexto escolar.
Resumén: "En la encrucijada entre la sumisión y la resistencia, ¿qué historias pueden leer tus ojos?" Este fue uno de los títulos de los paneles interactivos de la exposición “Recuperación de la posesión: Narrativas negras en el Distrito Federal”, realizada en septiembre de 2019 en el Museo Nacional de la República. La muestra buscó promover la desnaturalización de narrativas que promueven el borrado de sujetos sociales centrales en la Historia del Distrito Federal. En particular, buscó mostrar la agencia de la población negra en una acción de recuperación de su propia historia. Debido la importancia de la exposición en la construcción de una agenda antirracista, este estudio tiene como objetivo analizar las posibilidades de utilizar estas nuevas narrativas en el contexto escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.