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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorMoura, Rayssa dos Santos de-
dc.identifier.citationMOURA, Rayssa dos Santos de. O soft power da música como atrativo turístico: uma análise da onda Hallyu. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a música como instrumento de Soft Power e promotor do turismo, tendo como estudo de caso a Coreia do Sul e a Onda Hallyu. Para tanto, a construção metodológica desta pesquisa é de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, com a utilização de artigos científicos, estudos e pesquisas, livros, reportagens e dados oficiais de sites do governo sul coreano e de instituições sob supervisão governamental, além de uma entrevista semiestruturada. O referencial teórico desta pesquisa aborda a história da Onda Hallyu e do K-Pop, bem como os conceitos do turismo associado à cultura e a música, e o conceito de Soft Power de Joseph Nye. Para Nye (2004), o Soft Power concerne à habilidade de um Estado de conseguir o que deseja pela atração e não pela coerção ou pagamentos. O resultado esperado era comprovar a música como elemento eficaz do turismo e do Soft Power na Coreia do Sul. A pesquisa conduzida demonstrou que a música funciona como atrativo turístico e Soft Power, todavia, o governo sul coreano utiliza a Onda Hallyu como um todo para promover tanto o turismo quanto o Soft Power, não especificando a música como principal força de suas ações para o turismo e diplomacia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - estilos musicaispt_BR
dc.subject.keywordK-pop (Música)pt_BR
dc.subject.keywordCoréia do Sul - culturapt_BR
dc.subject.keywordTurismo culturalpt_BR
dc.subject.keywordTurismo de eventospt_BR
dc.subject.keywordTurismo internacionalpt_BR
dc.subject.keywordCultura musicalpt_BR
dc.titleO soft power da música como atrativo turístico : uma análise da onda Hallyupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T01:32:52Z-
dc.date.available2021-08-26T01:32:52Z-
dc.date.submitted2021-05-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28331-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the music as an instrument of Soft Power and promoter of tourism, having as a case study South Korea and the Korean Wave (Hallyu). To this end, the methodological construction of this research is qualitative, descriptive, and exploratory, with the use of scientific articles, research studies and research projects, books, reports, and official data from South Korean government websites and institutions under government supervision, in addition to a semistructured interview. The theoretical framework of this research addresses the history of the Korean Wave and K-Pop, as well as the concepts of tourism associated with culture and music, and the concept of Soft Power by Joseph Nye. For Nye (2004), Soft Power concerns the ability of a State to get what it wants by attraction and not by coercion or payments. The expected result was to prove the music as an effective element of tourism and Soft Power in South Korea. The conducted research showed that music works as a tourist attraction and Soft Power, however, the South Korean government uses the Korean Wave as a whole to promote both tourism and Soft Power, not specifying the music as the main strength of its actions for tourism and diplomacy.pt_BR
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