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dc.contributor.advisorZaneti, Tainá Bacellar-
dc.contributor.authorTomé, Luis Carlos Chamizo-
dc.identifier.citationTOMÉ, Luis Carlos Chamizo. Viagem & gastronomia: a estratégia de comunicação para o turismo gastronômico a partir da análise do perfil na plataforma instagram. 2021. 93 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractÀ primeira vista, a relação entre a comunicação e o turismo gastronômico pode parecer um tanto quanto direta. Por um lado, como importante representante da comunicação atualmente, a internet, e suas redes sociais, têm cada vez mais se tornado via para trocas de informações. Em paralelo, o turismo gastronômico, vertente lucrativa no âmbito de viagens, encontra nessas redes um vasto campo de atuação. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como são construídas as estratégias de comunicação digital para o turismo gastronômico nas redes sociais, a partir de uma análise do perfil Viagem & Gastronomia, na plataforma Instagram. Essa pesquisa tem natureza exploratória e se caracteriza pelo método de pesquisa documental. Para tanto fez-se um levantamento bibliográfico com autores tradicionais acerca das temáticas de comunicação e gastronomia, para então observá-las em um objeto real e atuante. Por meio da definição de três categorias de análise (destinos, restaurantes e divulgação), pôde-se observar o comportamento comunicacional do perfil através das suas postagens de viagens gastronômicas, sendo escolhidos os destinos Maldivas, Milão e Miami, ocorridas no período de 1 ano anterior à pandemia de Covid-19, entre 7 de março de 2019 e 7 de março de 2020. Ao final, considera-se que o perfil se vale da transmissão de informações através de imagens e textos, e que os respectivos seguidores apresentaram resposta satisfatória quanto à absorção do conteúdo gerado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordGastronomiapt_BR
dc.subject.keywordTurismo e gastronomiapt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação virtualpt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleViagem & gastronomia : a estratégia de comunicação para o turismo gastronômico a partir da análise do perfil na plataforma instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-26T11:26:24Z-
dc.date.available2021-08-26T11:26:24Z-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28334-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1At first glance, the relationship between communication and gastronomic tourism may seem somewhat direct. On the one hand, as an important representative of communication today, the internet, and its social networks, have increasingly become a way of exchanging information. At the same time, gastronomic tourism, a profitable aspect in the field of travel, finds in these networks a vast field of activity. Therefore, the present work has the general objective of analyzing how digital communication strategies for gastronomic tourism in social networks are built, based on an analysis of the Viagem & Gastronomia profile, on the Instagram platform. This research has an exploratory nature and is characterized by the documentary research method. To this end, a bibliographic survey was carried out with traditional authors on the themes of communication and gastronomy, to then observe them in a real and active object. Through the definition of three categories of analysis (destinations, restaurants, advertising), it was possible to observe the communicational behavior of the profile through its gastronomic travel posts, being chosen the destinations the Maldives, Milan, Miami, occurred in 1 year before the Covid-19 pandemic, between March 7, 2019, and March 7, 2020. In the end, it is considered that the profile relies on the transmission of information through images and texts and that the respective followers presented a satisfactory response as to the absorption of the generated content.pt_BR
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