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Título: “Na de compor, na de me recompor” : a periferia do DF em primeira pessoa
Autor(es): Brito, Maria Carolina Conceição
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Periferia
Distrito Federal (DF) - cidades satélites
Distrito Federal (DF) - Entorno
Distrito Federal (DF) - segregação socio-espacial
Movimentos sociais
Hip-hop (Música)
Rap (Música)
Música - Brasília (DF)
Música de protesto
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 26-Ago-2021
Referência: BRITO, Maria Carolina Conceição. “Na de compor, na de me recompor”: a periferia do DF em primeira pessoa. 2020. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O rap se fixa em territórios cuja história única da violência, marginalidade e pobreza são reproduzidas cotidianamente pela mídia resultando em uma dialética denominada paradigma da ausência. Esse movimento cultural, somado aos demais pilares do hip hop (o DJ, break e o graffiti), tem possibilitado novas formas de identificação e viabilizado possibilidades diferentes das fixadas pela história única. A pesquisa pretendeu analisar, a partir de entrevistas, de que forma os produtores de rap da periferia do Distrito Federal (DF), Aggin, Gabiru, Kaio e Thabata, tensionam esses discursos, por meio da mentalidade que o estilo elaborou, e desenham a periferia da potência. A metodologia utilizada foi a análise do discurso. O apoio teórico central foi o de intelectuais negros, como Bell Hooks, Chimamanda Ngozi Adichie, Lélia Gonzales, Stuart Hall e outros. A partir do tratamento das entrevistas, observou-se, entre outros, que o rap muda o olhar que os ouvintes têm sobre si mesmos e sobre suas cidades, que são percebidas por eles como centros de produção cultural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2020.
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