Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MateusPioDaCostaBezerraDeMello_tcc.pdf570,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teoria institucional de Douglass North e o uso da história : reflexões e críticas a partir da invasão holandesa no Brasil (1630-1654)
Autor(es): Mello, Mateus Pio da Costa Bezerra de
Orientador(es): Nogueról, Luiz Paulo Ferreira
Assunto: Economia - história
Brasil - história - domínio holandês, 1624-1654
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 27-Ago-2021
Referência: MELLO, Mateus Pio da Costa Bezerra de. Teoria institucional de Douglass North e o uso da história: reflexões e críticas a partir da invasão holandesa no Brasil (1630-1654). 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho aborda a teoria institucional de Douglass North e seu uso da história a partir do estudo de fontes e bibliografia do Brasil holandês para expor alguns limites às generalizações das descrições históricas usadas por North para embasar suas teorias. Para isso são tratados aspectos relacionados aos modelos históricos da teoria de North em contraste com as práticas da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Brasil e com outras trabalhos acadêmicos que abordam a Política e a Economia em perspectiva histórica.
Abstract: This work addresses the institutional theory of Douglass North and its use of history from the study of sources and bibliography on Dutch Brazil to expose some limits to the generalizations in the historical descriptions used by North to support his theories. For this, aspects related to the historical models of North's theory are dealt with, in contrast to the practices of the Dutch West India Company in Brazil and with other academical works that approach Politics and Economics in historical perspective.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.