Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FernandoPappasToscanoCosta_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da resposta pelo lado da demanda por meio da otimização do perfil de consumo em um contexto de preços horários de energia
Autor(es): Costa, Fernando Pappas Toscano
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Coorientador(es): Santos, Marcelo Luís Loureiro dos
Assunto: Energia elétrica - tarifas
Mercado de energia
Energia elétrica - produção
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 27-Ago-2021
Referência: COSTA, Fernando Pappas Toscano. Análise da resposta pelo lado da demanda por meio da otimização do perfil de consumo em um contexto de preços horários de energia. 2018. vi, 66 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os grandes consumidores no Brasil estão sujeitos aos preços do chamado Mercado de Curto Prazo. Atualmente esses preços são semanais, situação que será alterada para preços horários, sendo calculados e divulgados a cada dia para todas as horas do dia seguinte. Com essa transição, pode ocorrer uma mudança no perfil de consumo de, por exemplo, indústrias, buscando consumir mais energia nos momentos de preços inferiores. É natural esperar um movimento de resposta a preços pelo lado da demanda dos consumidores livres, assim como se observa para os consumidores cativos em função da tarifa branca. O trabalho busca analisar as vantagens econômicas da transição da discretização da formação de preços, bem como o comportamento dos consumidores livres tendo a chance de responder a preços. Determina-se um período e coleta-se os preços semana-patamar oficiais durante ele, bem como os preços horários da operação sombra, um projeto que está sendo realizado em paralelo aos preços oficiais, divulgando os preços que seriam os horários caso esse modelo fosse o oficial. Com esses dados de entrada relativos aos dois modelos de preços, são feitas simulações com uma indústria exemplo, analisando como seu perfil de consumo se altera durante o dia, admitindo que no cenário horário ela responde a preços e pode modular sua produção. São feitas comparações entre os custos totais com os dois modelos de preços e análises na tentativa de encontrar qual seria o horário ideal que seja base para a alteração no perfil de consumo dessa indústria.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.