Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28402
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorSantosDePaiva_tcc.pdf2,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Registros : uma proposta de avaliação no ensino de Química
Autor(es): Paiva, Victor Santos de
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Química - estudo e ensino
Ensino médio - estudantes
Educação - avaliação
Avaliação de aprendizagem
Estudantes - desempenho escolar
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 24-Nov-2020
Data de publicação: 30-Ago-2021
Referência: PAIVA, Victor Santos de. Registros: uma proposta de avaliação no ensino de Química. 2020. vi, 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A avaliação é um desafio inerente à atuação docente e não há como desprezar a complexidade do processo (GAUCHE, 2008, p. 1). Essa indagação é destacada para o Nível Médio da Educação Básica, pois há carência de trabalhos específicos, se comparados aos relacionados ao Nível Fundamental. Logo, é necessário estudar e pesquisar o processo avaliativo. Para isso, neste Trabalho, abordamos a concepção de Avaliação Formativa e suas questões, e como Registros podem ser uma estratégia, nessa perspectiva, no Ensino Médio de Química. Portanto, apresentamos uma proposta avaliativa em que se utilizaram Registros feitos pelos Estudantes após as aulas ministradas, com o objetivo de avaliar e acompanhar o progresso de maneira contínua. O Trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública de Ensino Médio do Distrito Federal, no âmbito das Atividades da disciplina de Estágio em Ensino de Química 2. O resultado não foi o esperado, mas, ainda assim, foi positivo. Foi possível perceber quais conhecimentos trabalhados nas aulas foram compreendidos efetivamente e quais não, bem como os apontamentos dos Estudantes sobre as aulas e a Atividade Docente, além de sugestões de correções da proposta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.