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Título: Promoção da ciência pelo jornalismo : um estudo exploratório
Autor(es): Guia, Natan Andrade da
Orientador(es): Nass, Daniel Perdigão
Assunto: Jornalismo científico
Ciências - estudo e ensino
Pesquisa científica
Estudantes - formação
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 30-Ago-2021
Referência: GUIA, Natan Andrade da. Promoção da ciência pelo jornalismo: um estudo exploratório. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O jornalismo científico é intermediário de informações valiosas para a sociedade. Também é relevante fonte de produções textuais ou midiáticas passíveis de debate e de crítica. Tais produtos jornalísticos podem ser utilizados, por exemplo, na alfabetização científica dos alunos de Ciências. Neste trabalho buscou-se definir e delimitar, por meio de uma pesquisa exploratória, o jornalismo científico, bem como as questões e desafios relacionados à aplicação dele em sala de aula como forma de promover a alfabetização científica. Verificou-se que o jornalismo científico se destaca na literatura como um recurso valioso para o ensino de Ciências, pois possibilita que os conteúdos sejam estudados de maneira agradável e prazerosa, contextualizando-os e permitindo que os estudantes entrem em contato com a Ciência presente no dia a dia. Este estudo logrou contribuir para o entendimento do jornalismo científico como fenômeno a ser estudado, destacando as possibilidades de uso, seus pontos fortes e suas fragilidades, confirmando-o como recurso válido para a promoção da alfabetização científica, auxiliando no ensino formal de Ciências e, também, na divulgação científica.
Abstract: Science journalism is a go-between of valuable information for society. It is also a relevant source of textual or media productions, subject to debate and criticism. Such journalistic products can be used, for example, in the scientific literacy of science students. In this paper, we sought to define and establish, through exploratory research, science journalism, as well as the issues and challenges related to its application in the classroom as a mean to promote scientific literacy. It was found that science journalism stands out in the literature as a valuable resource for the teaching of sciences, as it allows the contents to be learned in a congenial and pleasant way, contextualizing them and allowing students to get in touch with the daily science. This study managed to contribute to the understanding of science journalism as a phenomenon to be studied, highlighting its possibilities of use, its strengths and weaknesses, confirming it as a valid resource for the promotion of scientific literacy, assisting in the formal teaching of sciences and, also, in popular science.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
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