Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28403
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NatanAndradeDaGuia_tcc.pdf255 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNass, Daniel Perdigão-
dc.contributor.authorGuia, Natan Andrade da-
dc.identifier.citationGUIA, Natan Andrade da. Promoção da ciência pelo jornalismo: um estudo exploratório. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO jornalismo científico é intermediário de informações valiosas para a sociedade. Também é relevante fonte de produções textuais ou midiáticas passíveis de debate e de crítica. Tais produtos jornalísticos podem ser utilizados, por exemplo, na alfabetização científica dos alunos de Ciências. Neste trabalho buscou-se definir e delimitar, por meio de uma pesquisa exploratória, o jornalismo científico, bem como as questões e desafios relacionados à aplicação dele em sala de aula como forma de promover a alfabetização científica. Verificou-se que o jornalismo científico se destaca na literatura como um recurso valioso para o ensino de Ciências, pois possibilita que os conteúdos sejam estudados de maneira agradável e prazerosa, contextualizando-os e permitindo que os estudantes entrem em contato com a Ciência presente no dia a dia. Este estudo logrou contribuir para o entendimento do jornalismo científico como fenômeno a ser estudado, destacando as possibilidades de uso, seus pontos fortes e suas fragilidades, confirmando-o como recurso válido para a promoção da alfabetização científica, auxiliando no ensino formal de Ciências e, também, na divulgação científica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJornalismo científicopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa científicapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - formaçãopt_BR
dc.titlePromoção da ciência pelo jornalismo : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T12:33:09Z-
dc.date.available2021-08-30T12:33:09Z-
dc.date.submitted2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28403-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Science journalism is a go-between of valuable information for society. It is also a relevant source of textual or media productions, subject to debate and criticism. Such journalistic products can be used, for example, in the scientific literacy of science students. In this paper, we sought to define and establish, through exploratory research, science journalism, as well as the issues and challenges related to its application in the classroom as a mean to promote scientific literacy. It was found that science journalism stands out in the literature as a valuable resource for the teaching of sciences, as it allows the contents to be learned in a congenial and pleasant way, contextualizing them and allowing students to get in touch with the daily science. This study managed to contribute to the understanding of science journalism as a phenomenon to be studied, highlighting its possibilities of use, its strengths and weaknesses, confirming it as a valid resource for the promotion of scientific literacy, assisting in the formal teaching of sciences and, also, in popular science.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.