Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JorgeLucasdosSantosEvangelistaVieira.pdf745,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise financeira da terminação de bovinos em sistema de boitel
Autor(es): Vieira, Jorge Lucas dos Santos Evangelista
Orientador(es): Mendes, Clayton Quirino
Assunto: Bovino de corte
Confinamento (Animais)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 31-Ago-2021
Referência: VIEIRA, Jorge Lucas dos Santos Evangelista. Análise financeira da terminação de bovinos em sistema de boitel. 2018. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os sistemas de produção de bovinos de corte atualmente empregados no país caracterizam-se pela pouca intensificação com uso predominante de pastagens. Entretanto, a terminação de bovinos em confinamento apresenta algumas vantagens como a redução da idade de abate, produção de carne de melhor qualidade, aumento no desfrute reduzindo a ociosidade dos frigoríficos na entressafra, maior giro de capital, melhor aproveitamento das áreas de pastagens para outras categorias. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o custo de produção e a viabilidade econômica da terminação de bovinos em sistema de boitel a partir da análise de dados de uma série de 6 anos consecutivos (2011 a 2016). Para tanto foram levantados os índices zootécnicos dos confinamentos realizados em cada ano, bem como, os componentes dos custos para determinação dos indicadores econômicos. Observa-se variação na quantidade de animais confinados nos diferentes anos, bem como no peso de entrada. Como o período de confinamento variou pouco entre os anos, tem-se variação no peso final, a qual é reflexo também do ganho de peso médio diário, o qual variou de 1,42 a 1,69 kg/dia. O preço da diária variou de R$ 5,90 a R$ 9,26 reais, apresentando aumento total de 56,95% no período e 11,4% ao ano. Os indicadores econômicos do confinamento no período avaliado demonstram que o valor pago ao produtor variou 60,8%, com variação de 12,16% ao ano, superando em 0,76% o aumento percentual do valor da diária no mesmo período. Mesmo com oscilações do mercado e variações de preço verificam-se bons resultados econômicos com lucratividade média de 18,67% no período. Desta forma, a terminação de bovinos em sistema de boitel se coloca como uma oportunidade viável e interessante em termos de viabilidade financeira para o ciclo final de engorda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.