Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JarioVieiraGomes.pdf464,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estresse, bem-estar no trabalho e estratégias de mediação no contexto de uma instituição financeira S/A : desafios e perspectivas para a qualidade de vida no trabalho
Autor(es): Gomes, Jário Vieira
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Souza, Giovanni Carluccio de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Stress ocupacional
Bancos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Fev-2012
Referência: GOMES,Jário Vieira. Estresse, bem-estar no trabalho e estratégias de mediação no contexto de uma instituição financeira S/A: desafios e perspectivas para a qualidade de vida no trabalho. 2011. 52 f., il.
Resumo: O presente trabalho busca identificar e analisar quais são as fontes de estresse em um Centro de Suporte Operacional de uma Instituição Financeira S/A em Brasília-DF, e as estratégias de mediação utilizadas para aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida proporcionando o bem-estar entre seus colaboradores. A mensuração do estresse, bem-estar e qualidade de vida bem como sua definição, é tarefa bastante complexa. Inclui avaliação de valores subjetivos e qualitativos necessitando de utilização de instrumentos genéricos e específicos. Com o objetivo de analisar qual o conceito de estresse no ambiente de trabalho dos colaboradores do CSO-Brasília aferindo a proporção com que ele afeta o bem-estar dos trabalhadores aplicou-se um questionário interrogando os colaboradores a respeito da prevalência de sentimentos negativos e positivos a respeito do seu trabalho, além da busca de mecanismos que aliviem a tensão durante a carga horária de trabalho com posterior avaliação e discussão dos resultados obtidos. A realização de trabalhos como este se faz extremamente necessária diante das grandes perdas tanto para empresa como para o colaborador advindas do estresse laboral e da baixa qualidade de vida. Criar organizações capazes de elevar a qualidade de vida no trabalho constitui o novo desafio do século XXI.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons