Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28443
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlannaTelesSilva_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atração de Diceraeus (Dichelops) melacanthus (hemiptera : pentatomidae) aos voláteis de folhas de Cajanus cajan
Autor(es): Silva, Alanna Teles
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Percevejo (Inseto)
Feijão - doenças e pragas
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: SILVA, Alanna Teles. Atração de Diceraeus (Dichelops) melacanthus (hemiptera: pentatomidae) aos voláteis de folhas de Cajanus cajan. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O percevejo barriga-verde Diceraeus melacanthus é considerado praga de início de ciclo do milho e apresenta importância econômica na agricultura brasileira. Este inseto se alimenta injetando toxinas que prejudicam o vigor das plântulas, além de causarem perfilhamento excessivo, coração morto e consequente redução no estande. Observações prévias constataram a presença de D. melacanthus sob folhas secas de feijão guandu mandarim (Cajanus cajan) sobre o solo. Tal observação impulsionou a realização do trabalho cujo objetivo principal foi avaliar o comportamento de D. melacanthus aos compostos voláteis produzidos pelas folhas secas de C. cajan. Os bioensaios comportamentais foram conduzidos em olfatômetro de dupla escolha com fêmeas adultas do percevejo, avaliando a resposta dos insetos aos odores emitidos por folhas secas e frescas. As variáveis avaliadas foram a primeira escolha e o tempo de residência do inseto em cada braço do olfatômetro. Para avaliar a resposta das fêmeas aos voláteis das folhas de guandu foram conduzidas as seguintes combinações de odores: folhas de guandu secas (FGS) versus ar, folhas de guandu frescas lavadas (FGL) versus ar, folhas de guandu frescas lavadas e secas (FGLS) versus ar, FGS versus FGL. A composição dos voláteis emitidos pelas folhas foi identificada através da análise química (CG-DIC e CG-EM) dos extratos de aeração dos voláteis liberados pelas folhas nos diferentes tratamentos. Os bioensaios mostraram significativa preferência das fêmeas de D. melacanthus pelas folhas secas em relação aos demais tratamentos. As análises químicas mostraram que as folhas secas têm um perfil de voláteis diferente das folhas frescas e, provavelmente, o composto volátil responsável pela atratividade dos insetos às folhas secas é o 6,10- 14-trimetil-2-pentadecanona. Neste aspecto, essa fonte poderia ser considerada como auxiliar no manejo da praga, seja aprimorando seu monitoramento ou em estratégias de controle, caso seja comprovada a viabilidade de produção e uso comercial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.