Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FelipeMarquesBarros_tcc.pdf298,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características quantitativas de carcaça de bovinos terminados em semiconfinamento
Autor(es): Barros, Felipe Marques
Orientador(es): Oliveira, Rodrigo Vidal
Assunto: Bovino - carcaça
Bovino - alimentação e rações
Confinamento (Animais)
Carcaça animal
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 10-Set-2021
Referência: BARROS, Felipe Marques. Características quantitativas de carcaça de bovinos terminados em semiconfinamento. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a influência de três níveis de fornecimento de ração concentrada sobre as características quantitativas da carcaça de bovinos da raça Nelore, terminados em sistema de semiconfinamento. Utilizou-se 60 animais da raça Nelore, não castrados, mantidos em piquetes com Brachiaria brizhanta cv. Marandu e distribuídos em três tratamentos (T), sendo estes formados por três níveis de fornecimento de ração, em relação ao peso vivo (PV) dos animais: T1) 1% PV, T2) 1,5% PV e o T3) 2,0 PV. A ração experimental era composta por farelo de milho, soja, núcleo mineral comercial e Amireia. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, contendo 4 blocos e 3 tratamentos. Ao final do experimento, os animais foram abatidos, obtendo-se o peso da carcaça quente (PCQ), peso de carcaça fria (PCF) e a perda de peso por resfriamento (PPR), assim como os rendimentos de carcaça quente (RCQ) e fria (RCF). Não houve diferença estatística (P>0,05) para as variáveis peso vivo inicial (PVI) e peso vivo final (PVF), peso de carcaça quente (PCQ), peso de carcaça fria (PCF) e perda por resfriamento (PPR), com médias de 411,20 para PVI, 509,67 para PVA, 296,34 para PCQ, 287,34 para PCF e 3,06 para PPR. Os níveis de fornecimento de ração (tratamentos) influenciaram (P0,05). O fornecimento de ração concentrada ao nível de 2% do PV proporciona maiores rendimentos de carcaça quente e fria para bovinos da raça Nelore terminados em sistema de semiconfinamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.