Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoseMarcosFlorDeAraujo_tcc.pdf363,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Masculinidades na literatura cavaleiresca : demanda do Santo Graal
Autor(es): Araujo, José Marcos Flor Silva de
Orientador(es): Brochado, Claudia Costa
Assunto: Idade Média
Igreja Católica
Masculinidade
Literatura e história
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 14-Set-2021
Referência: ARAUJO, José Marcos Flor Silva de. Masculinidades na literatura cavaleiresca: demanda do Santo Graal. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho analisa a construção das masculinidades a partir dos comportamentos dos cavaleiros dentro da narrativa da Demanda do Santo Graal, manuscrito do século XIII escrito em francês e traduzido para o português no século XV. A obra faz parte do ciclo arturiano, e a narrativa dá ênfase às aventuras dos cavaleiros da Távola redonda na busca pelo Santo Graal. Ao longo da narrativa, é perceptível a preocupação do narrador em descrever os comportamentos e atitudes dos cavaleiros, criando dois arquétipos de masculinidade, um santo, voltado a práticas de oração e obediência, e um guerreiro ligado, aos desejos carnais e buscas individuais. O trabalho procura evidenciar as diferenças e semelhanças entre as masculinidades apresentadas, reconhecendo que apesar de ser um arquétipo construído a partir dos comportamentos dos homens, a masculinidade não é monolítica, e sim uma percepção multifacetada que é construída a partir das relações sociais, econômicas e institucionais, em que os homens produzem comportamentos e respostas distintas na sociedade. Na literatura medieval encontramos idealizações dessa sociedade com personagens que encarnam a perfeição e que possuem características modulares. A Demanda do Santo Graal, tão representativa desse universo, deu certamente importante contribuição à construção do gênero masculino, reverberando nos sentidos das masculinidades do presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.