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Título: Análise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccini
Autor(es): Mariano, Isaac Nascimento
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Igreja Católica
Igreja e problemas sociais
Arte e corpo
Arte e religião
Itália - história
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 14-Set-2021
Referência: MARIANO, Isaac Nascimento. Análise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccini. 2021. 40f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica, juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação da nudez de A Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica, juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação da nudez de Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas interações na arte.Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas interações na arte.
Resumén: La Iglesia católica siempre ha valorado el uso de imágenes como una forma de educación cristiana, teniendo en cuenta que la mayoría de los fieles de la época eran analfabetos. Por ello, el uso de imágenes, para difundir la moral cristiana, era una práctica habitual. Encontramos una serie de tratados religiosos de la época que presentan ejemplos y teorizaciones teológicas para evitar prácticas indecorosas, entre ellas la ilustración de la desnudez. Delimitando el periodo entre los siglos XVI y XVII, seleccionamos obras de la misma temática, realizadas por artistas de la península italiana. Al comparar algunos artistas de la época, observamos que uno de ellos, Camillo Procaccini, había representado a Noé vestido, en contra de lo que dicen las escrituras y de lo que habían hecho otros pintores. Así, a través de este análisis iconológico, junto con mis aportaciones teóricas y metodológicas, intento comprender por qué se ocultó la desnudez de Noé en el cuadro de Procaccini. Luego, buscamos, a través de estos cambios que se produjeron en la Iglesia y en la sociedad de la época, explicaciones para entender la desnudez, el decoro y sus interacciones en el arte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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