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dc.contributor.advisorHonor, André Cabral-
dc.contributor.authorMariano, Isaac Nascimento-
dc.identifier.citationMARIANO, Isaac Nascimento. Análise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccini. 2021. 40f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica, juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação da nudez de A Igreja Católica sempre prezou pelo uso das imagens como forma de educação cristã, tendo em vista que a maioria dos fiéis daquele período eram analfabetos. Portanto, a utilização das imagens, com o objetivo de divulgar a moral cristã, era uma prática comum. Encontramos uma série de tratados religiosos de época que apresentam exemplos e teorizações teológicas para evitar práticas indecorosas, dentre elas a ilustração da nudez. Ao delimitar o período entre os séculos XVI e XVII, selecionamos obras da mesma temática, realizadas por artistas da península itálica. Diante de uma comparação de alguns artistas do período, notamos que um deles, Camillo Procaccini, havia representado Noé vestido, ao contrário do que dizem as escrituras e do que outros pintores haviam feito. Assim, através dessa análise iconológica, juntamente dos meus aportes teóricos e metodológicos procuro entender o porquê da ocultação da nudez de Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas interações na arte.Noé na pintura de Procaccini. Então, procuramos, através dessas mudanças ocorridas na Igreja e na sociedade da época, explicações para entender a nudez, o decoro e suas interações na arte.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIgreja Católicapt_BR
dc.subject.keywordIgreja e problemas sociaispt_BR
dc.subject.keywordArte e corpopt_BR
dc.subject.keywordArte e religiãopt_BR
dc.subject.keywordItália - históriapt_BR
dc.titleAnálise iconológica da obra “A embriaguez de Noé” de Camillo Procaccinipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T14:41:52Z-
dc.date.available2021-09-14T14:41:52Z-
dc.date.submitted2021-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28549-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2La Iglesia católica siempre ha valorado el uso de imágenes como una forma de educación cristiana, teniendo en cuenta que la mayoría de los fieles de la época eran analfabetos. Por ello, el uso de imágenes, para difundir la moral cristiana, era una práctica habitual. Encontramos una serie de tratados religiosos de la época que presentan ejemplos y teorizaciones teológicas para evitar prácticas indecorosas, entre ellas la ilustración de la desnudez. Delimitando el periodo entre los siglos XVI y XVII, seleccionamos obras de la misma temática, realizadas por artistas de la península italiana. Al comparar algunos artistas de la época, observamos que uno de ellos, Camillo Procaccini, había representado a Noé vestido, en contra de lo que dicen las escrituras y de lo que habían hecho otros pintores. Así, a través de este análisis iconológico, junto con mis aportaciones teóricas y metodológicas, intento comprender por qué se ocultó la desnudez de Noé en el cuadro de Procaccini. Luego, buscamos, a través de estos cambios que se produjeron en la Iglesia y en la sociedad de la época, explicaciones para entender la desnudez, el decoro y sus interacciones en el arte.pt_BR
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