Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarciaCeciliaFlexaFreitas_tcc.pdf331,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pellos certõens dos mattos : produção e transporte de madeira entre o Grão-Pará e Lisboa dos séculos XVIII e XIX
Autor(es): Freitas, Márcia Cecília Flexa
Orientador(es): Gil, Tiago Luís
Assunto: Brasil - história - período colonial, 1500-1822
Madeira - comércio
Madeira - exploração
Escravos
Indígenas
Trabalho escravo
Portugal
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Set-2021
Referência: FREITAS, Márcia Cecília Flexa. Pellos certõens dos mattos: produção e transporte de madeira entre o Grão-Pará e Lisboa dos séculos XVIII e XIX. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta monografia dedica-se a fazer um estudo dos padrões gerais de produção de madeira no Grão-Pará dos séculos XVIII e XIX, bem como do transporte dessa matéria-prima entre a América Portuguesa e Lisboa. A análise do mundo da madeira dedica-se fundamentalmente a entender como se dava a extração de madeira, em quais políticas e normas essa extração estava inserida e quem era responsável por essa produção. Pretende-se entender também os impactos que a produção sistemática de madeira causava nas conformações sociais do Grão-Pará colonial, levando em consideração a mão-de-obra utilizada e a importância que a madeira e suas logísticas de extração assumia no mercado externo e interno.
Abstract: This final degree thesis is dedicated to study the general patterns of production of woods at Grão-Pará during the eighteen and nineteen centuries, as well as the transport of this raw material between América Portuguesa and Lisboa. The analysis of the wood world aims, above all, to understand how the wood extraction happened, it’s regulations and who was responsible for the production. It’s also intended to comprehend the impacts of the systematic wood production to the social configuration at the colonial Grão-Pará, considering which kind of work force was the most common and the importance of the logistics of wood extractions to the local and overseas market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.