Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28620
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MichelangeloTorres_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A crise na Venezuela e as ações do governo brasileiro por meio da Operação Acolhida
Autor(es): Torres, Michelângelo
Orientador(es): Penna Filho, Pio
Assunto: Venezuela - relações exteriores
Migração
Crise econômica
Fronteiras
Brasil
Data de apresentação: 14-Mai-2020
Data de publicação: 20-Set-2021
Referência: TORRES, Michelângelo. A crise na Venezuela e as ações do governo brasileiro por meio da Operação Acolhida. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho acadêmico é fruto de uma análise das ações do Governo brasileiro, por meio da Operação Acolhida, implementadas como ajuda humanitária em apoio aos venezuelanos que se deslocaram rumo ao Brasil em busca de acolhimento e proteção. Para tanto, foram coletados dados disponibilizados em relatórios, como também em sites oficiais como da Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil, do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro, de Organismos Internacionais como o da Organização das Nações Unidas (ONU), das Agências internacionais e em sites com credibilidade nas informações. Por fim, na conclusão, têm-se breves considerações sobre a crise na Venezuela, em relação aos reflexos migratórios na fronteira com o Brasil, e sobre os resultados das ações realizadas durante a Operação Acolhida.
Abstract: This academic work is the result of an analysis of the actions of the Brazilian Government, through Operation Acolhida, implemented as humanitarian aid in support of Venezuelans who traveled to Brazil in search of refugee and protection. For this purpose, data were collected and made available in reports, as well as on official sites such as the Casa Civil of The Brazilian Government, the Ministry of Defense, the Brazilian Army, international organizations such as the United Nations (UN), international agencies and on websites with credibility in the information. Finally, in the conclusion, there are brief considerations about the crisis in Venezuela, in relation to the migratory effects on the border with Brazil, and about the results of the actions carried out during Operation “Acolhida”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XXI Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.