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dc.contributor.advisorZardo, Sinara Pollom-
dc.contributor.authorSilva, Lana Teixeira-
dc.identifier.citationSILVA, Lana Teixeira. A pedagogia hospitalar como componente curricular dos cursos de pedagogia das universidades federais da região centro-oeste. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como a pedagogia hospitalar está contemplada nos currículos dos cursos de graduação das universidades federais da região Centro-Oeste. Como objetivos específicos, foram delineados: a) mapear as universidades federais da região Centro-Oeste que ofertam cursos de pedagogia na modalidade presencial; b) identificar os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia e as matrizes curriculares; c) verificar quais são os espaços curriculares dos cursos de pedagogia que contemplam a pedagogia hospitalar como área de formação. A pedagogia hospitalar é um componente formativo do curso de Pedagogia que tem como objeto de estudo a formação docente voltada para o ensino e a aprendizagem de crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivo de hospitalização. Trata-se, também, de um dos campos de atuação profissional do pedagogo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura – Resolução CNE/CP n. 1/2006. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de geração de dados a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Pedagogia de quatro universidades federais, representantes de cada unidade federativa da região Centro-Oeste. Utilizou-se como critério para escolha das instituições a serem pesquisadas a antiguidade dos cursos. Foram analisados os projetos políticos pedagógicos das seguintes instituições: Universidade Federal do Goiás – Campus Colemar Natal e Silva, Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro, Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Cuiabá e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campos Pantanal. Os resultados mostram que de quatro cursos de Pedagogia, apenas um possui uma disciplina diretamente relacionada à pedagogia hospitalar e duas universidades contemplam o estágio em espaços não escolares em seus currículos. As conclusões demostram que a pedagogia hospitalar é uma temática pouco explorada nos cursos de formação em Pedagogia na região centro-oeste, embora existam documentos normativos que positivem o direito à educação para crianças e adolescentes hospitalizados, bem como orientem a formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleA pedagogia hospitalar como componente curricular dos cursos de pedagogia das universidades federais da região centro-oestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T12:10:05Z-
dc.date.available2021-09-24T12:10:05Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28666-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present research had as general objective to analyze which form a hospital pedagogy is contemplated in the curricula of the graduation courses of the federal universities of the Midwest region. As specific objectives, the following were outlined: a) to map federal universities in the Midwest region that offer pedagogy courses in classroom mode; b) identify the pedagogical projects of the pedagogy courses and as curricular matrices; c) to verify how pedagogy courses include hospital pedagogy as a training area. Hospital pedagogy is a formative component of the Pedagogy course whose object of study is teacher training aimed at teaching and learning to children and adolescents who are prevented from attending school due to hospitalization. It is also one of the fields of professional activity of the pedagogue, according to the National Curricular Guidelines for the Undergraduate Course in Pedagogy, undergraduate - Resolution CNE / CP n. 1/2006. The present research has a qualitative approach and uses as instruments of data generation a documental analysis of the pedagogical projects of the undergraduate courses in Pedagogy of four federal universities, representatives of each federative unit in the Midwest region. Use the criteria to choose the institutions to be researched, the seniority of the courses. The pedagogical political projects of the following institutions were approved: Federal University of Goiás - Campus Colemar Natal e Silva, Federal University of Brasília - Campus Darcy Ribeiro, Federal University of Mato Grosso - Campus Cuiabá and Federal University of Mato Grosso do Sul - Campos Pantanal. The results shown that of four Pedagogy courses, only one has a discipline directly related to hospital pedagogy and two universities contemplate the internship in non-school spaces in their curricula. Reproductions demonstrate that hospital pedagogy is a theme that is little explored in Pedagogy training courses, although there are normative documents that posit the right to education for hospitalized children and adolescents, as well as guiding the training of educators to work in non-school spaces.pt_BR
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