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Título: Alfabetização de jovens, adultos e idosos ( EJAI ) e preconceito linguístico
Autor(es): Martins, Élida Pacheco
Orientador(es): Oliveira, Paula Gomes de
Assunto: Alfabetização
Educação do adolescente
Educação de adultos
Idosos - aprendizagem
Idosos - educação
Preconceito linguístico
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 27-Set-2021
Referência: MARTINS, Élida Pacheco. Alfabetização de jovens, adultos e idosos ( EJAI ) e preconceito linguístico. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como tema o choque entre a norma-padrão e as variações linguísticas na alfabetização de jovens, adultos e idosos e sua relação com o preconceito linguístico. Teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor em sala de aula para mediação dos conflitos entre a norma-padrão e a variação linguística sem perpetuar o preconceito linguístico. Tendo como fundamento teórico estudos sobre a alfabetização na EJAI e o preconceito linguístico de teóricos como Freire (1990), Bagno (1999; 2003; 2007), Reis (2011), entre outros. A metodologia utilizada para realização dessa pesquisa foi um estudo de caso de cunho etnográfico, que teve como procedimentos a observação participante de aulas e entrevistas com professores e alunos. O resultado mostra que as variações linguísticas são vistas pelas professoras como o motivo da dificuldade no aprendizado da norma-padrão, assim, utilizam formas diferentes de estratégias, porém, sem o estabelecimento de preconceitos linguísticos. Foi concluído que o preconceito linguístico não é presente nas aulas da EJAI e as estratégias didático-pedagógicas variam de acordo com o professor, entretanto, são determinadas pelas relações estabelecidas em sala de aula e sua visão do processo ensino/aprendizagem do aluno.
Abstract: This paper themes the clash between the standard language and linguistic variations in the literacy process of young people, adults and the elderly and its relation with linguistic prejudice. It aimed to identify strategies used by classroom teachers to mediate conflicts between the standard language and linguistic variation without perpetuating linguistic prejudice. It has as theoretical basis studies on literacy in Youth, Adult and Senior Education and the linguistic prejudice of theorists such as Freire (1990), Bagno (1999; 2003; 2007), Reis (2011), among others. The methodology used to carry out this research was a case study of ethnographic nature, whose procedures consisted of a participant observation of classes and interviews with teachers and students. The result shows that linguistic variations are seen by teachers as one reason for difficulty in learning the standard language, thus, they use different forms of strategies, but without the establishment of linguistic prejudice. It was concluded that language prejudice is not present in classes for Youth, Adult and Senior Education and that didactic-pedagogical strategies vary according to the teacher. However, these strategies are determined by the relationships established in the classroom and the teacher's view of the student teaching/learning process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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