Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TuanyMariaRibeiroCirino_tcc.pdf8,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de usabilidade : um estudo a partir de experiências na plataforma digital de e-books “Minha Biblioteca”
Autor(es): Cirino, Tuany Maria Ribeiro
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Usabilidade de interface
Plataformas digitais
E-books
Design
Usuários de bibliotecas
Ergodesign
Data de apresentação: 22-Mai-2021
Data de publicação: 27-Set-2021
Referência: CIRINO, Tuany Maria Ribeiro. Avaliação de usabilidade: um estudo a partir de experiências na plataforma digital de e-books “Minha Biblioteca”. 2021. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Estudo que analisa a usabilidade da plataforma digital de e-books “Minha Biblioteca” a partir de experiências realizadas pelos estudantes de graduação da Universidade de Brasília. Adota um referencial teórico que contempla três temáticas: interfaces, discorrendo sobre evolução, design de interface, design emocional e ergodesign; usabilidade, apresentando métodos e técnicas de avaliação; e experiência do usuário (user experience), pontuando o seu ecossistema. Caracteriza-se como uma investigação de método indutivo, de natureza aplicada e de classificação descritiva, que lança mão das pesquisas bibliográfica e experimental e das abordagens quantitativa e qualitativa para a coleta de dados realizada em três momentos: aplicação de questionário semiestruturado para identificar o perfil e hábitos tecnológicos dos estudantes; avaliação (teste) de usabilidade; e entrevista sobre a experiência de uso. Alcança uma amostragem formada por estudantes que estão na faixa etária entre 17 e 30 anos, de diferentes semestres de curso e de diversas áreas do conhecimento, enquanto a maioria acessa à internet usando smartphone, realiza leituras via suportes eletrônicos e conhece, ao menos, uma fonte de informação digital entre as ofertadas pela biblioteca da universidade, como a plataforma “Minha Biblioteca”. Destaca-se ainda, entre os resultados, que o teste de usabilidade foi concluído pela maioria, público este que adotou o caminho esperado em cada tarefa e alegou que a plataforma possui linguagem compreensível, botões facilmente identificáveis e padronização na exibição de conteúdos. Aponta-se também que a experiência, por um lado, atingiu um alto índice de satisfação, pautada nas emoções de alívio e conforto, pelo outro, fomentou sugestões de melhorias, como a necessidade de uma busca avançada e uma melhor navegação na interface da aba “catálogo”. Conclui-se que os estudantes de graduação da Universidade de Brasília avaliaram a interface da plataforma de maneira positiva, a partir de uma experiência pautada na estética e na facilidade de uso em um design de tela que, em sua maioria, exigiu mínima carga de trabalho, preveniu erros, apresentou códigos e denominações identificáveis, conduziu bem ao longo do teste, foi flexível na oferta de caminhos distintos para um mesmo objetivo e permitiu controle e liberdade nas tarefas solicitadas, contribuindo, assim, no seu apoio ao desenvolvimento acadêmico da Universidade de Brasília.
Abstract: Study that analyzes the usability of the digital e-book platform “Minha Biblioteca” based on experiences carried out by undergraduate students at the University of Brasília. It adopts a theoretical framework that contemplates three themes: interfaces, discussing evolution, interface design, emotional design and ergodesign; usability, presenting evaluation methods and techniques; and user experience, punctuating your ecosystem. It has characteristic of an investigation of an inductive method, of an applied nature and of descriptive classification, which uses bibliographic and experimental research and quantitative and qualitative approaches for data collection carried out in three moments: application of a semi-structured questionnaire to identify the profile and habits technological of students; evaluation (test) of usability; and interview about the use experience.It reaches a sample formed by students who are in the age group between 17 and 30 years, from different semesters of course and from different areas of knowledge, while most access the internet via smartphone, read in electronic support and know at least one digital source of information between those offered by the university library, such as the “Minha Biblioteca” platform. It is also emphasized, among the results, that the usability test was completed by the majority, an audience that took the path expected in each task and claimed that the platform has understandable language, easily identifiable buttons and standardization in the display of content. It is also pointed out that the experience, on the one hand, reached a high level of satisfaction, based on the emotions of relief and comfort, on the other, it encouraged suggestions for improvements, such as the need for an advanced search and better navigation in the interface of the “catalog" space. It concludes that undergraduate students at University of Brasília evaluated the platform interface in a positive way, based on an experience guided on aesthetics and ease of use in a screen design that, in its majority, required minimal workload, prevented errors, presented identifiable codes and denominations, good conduction throughout the test, was flexible in offering different paths to the same objective and allowed control and freedom in the tasks requested, thus contributing to its support for the academic development of University of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Graduação em Biblioteconomia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.