Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AntonioCarlosDeOliveira_tcc.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca
Autor(es): Oliveira, Antônio Carlos de
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Consumidores - preferência
Comportamento do consumidor
Campanhas publicitárias
Persuasão (Psicologia)
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 28-Set-2021
Referência: OLIVEIRA, Antônio Carlos de. Efeito de mandos publicitários em anúncios sobre a mudança no valor da marca. 2021. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Mandos são solicitações persuasivas que agem em prol do demandante. A utilização de mandos em contextos publicitários é bastante usual, especialmente como um conjunto de imagens e textos dentro de anúncios. Porém, sabe-se pouco acerca da influência dessas técnicas sobre comportamentos do consumidor em relação às marcas e os contextos de sua influência. Os mandos podem ser influentes quando há benefícios do serviço e podem ser mais efetivos em públicosalvo que têm experiência com o serviço. Com isso, a presente pesquisa procurou averiguar o efeito de mandos publicitários sobre a mudança no valor de uma marca, considerando públicos diferentes em anúncios destinados ao ensino superior e também testando a sinalização dos benefícios (conhecimento e comodidade) do serviço ofertado. Diante disso, a teoria comportamental norteou toda essa investigação, sendo realizado um experimento entre sujeitos (4X2), tendo os tipos de mandos (tipo 1 x tipo 2) como variável independente manipulada, a sinalização de benefícios ao consumidor (sinalização 1 x sinalização 2) no anúncio como variável manipulada (moderadora), o perfil do público-alvo como segunda variável moderadora e a mudança no valor da marca (especificando suas seis dimensões) como variável dependente. Foram controladas as variáveis sociodemográficas dos participantes do estudo. Com a exposição dos anúncios publicitários manipulados, os resultados elucidaram que os mandos exerceram efeitos diferentes em cada tipo de público-alvo, sendo que, anúncios com mando direto em seu conteúdo são mais eficazes para persuadir os públicos interessados nos produtos e serviços da marca. Com essas informações, a pesquisa pode auxiliar os profissionais de marketing e os anunciantes a encontrar os tipos de linguagens mais eficazes para veicular em anúncios publicitários, dado determinado tipo de público-alvo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.