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Título: O Parlamento não pode parar : ações adotadas pelo Senado Federal para proteção de seus colaboradores que permitiram a continuidade das atividades legislativas durante a pandemia de COVID-19
Outros títulos: Parliament can not stop : actions taken by the Federal Senate to protect its collaborators that allow the continuity of legislative activities during a COVID-19 pandemic
Autor(es): Mendes, Daniele Carvalho Calvano
Kairala Filho, Kairala José
Manzi, Natália de Melo
Souza, Ramon Mendes de
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Senado Federal
Servidores públicos
Pandemia
Covid-19
Teletrabalho
Saúde e trabalho
Data de apresentação: 28-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: MENDES, Daniele Carvalho Calvano; KAIRALA FILHO, Kairala José; MANZI, Natália de Melo; SOUZA, Ramon Mendes de. O Parlamento não pode parar: ações adotadas pelo Senado Federal para proteção de seus colaboradores que permitiram a continuidade das atividades legislativas durante a pandemia de COVID-19. 2021. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia da COVID-19 apresentou uma doença de transmissão respiratória que pode evoluir para gravidade. Recomendou-se isolamento de casos, proteção dos profissionais de saúde e serviços que abrigassem o influxo de doentes. Nessa direção, o objetivo desse trabalho foi apresentar as principais ações que o Senado Federal desenvolveu para proteger colaboradores e permitir a continuidade da atividade legislativa. Destacam-se: sessões deliberativas remotas (SDR), teletrabalho, questionário de autoavaliação de sintomas com aferição de temperatura para a entrada no Senado, atendimento médico e psicossocial virtual, testagem periódica em assintomáticos, afastamento de contactantes, controle epidemiológico e acompanhamento de doentes, aquisições de EPI, matérias sobre a COVID-19, testagem em sintomáticos e vacinação contra Influenza pelo plano de saúde. A SDR permitiu aprovação de pautas como o auxílio emergencial. Houve 2500 atendimentos médicos, e 874 atendimentos psicossociais e testagem periódica, identificando 157 colaboradores com RT-PCR positivo, prontamente afastados. A percepção de melhoria dos serviços de saúde oferecidos pela Casa foi identificada: em 2018, 55% de satisfação entre os servidores, em 2021, esse índice atingiu 79%, sugerindo que as ações foram benéficas. Espera-se que a divulgação desses dados possa ser útil para outros órgãos e estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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