Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RolfRegehr_tcc.pdf219,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do instrumento de pesquisa do clima organizacional do Senado Federal
Autor(es): Regehr, Rolf
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Clima organizacional
Senado Federal
Gestão de pessoas
Análise fatorial
Data de apresentação: 29-Jun-2021
Data de publicação: 30-Set-2021
Referência: REGEHR, Rolf. Avaliação do instrumento de pesquisa do clima organizacional do Senado Federal. 2021. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A gestão do clima organizacional no Senado Federal vem se consolidando como uma importante ferramenta de gestão desde 2009, em sua primeira versão. Até o presente momento o instrumento utilizado foi com base na literatura especializada na área e atualizado permanentemente a cada realização. O clima organizacional reflete a percepção das pessoas que trabalham nela e, nem sempre, o que é esperado, podem ser avaliados da mesma forma. A principal intenção deste estudo foi descrever as evidências de validade a partir da avaliação do agrupamento das assertivas presentes na pesquisa de clima organizacional de 2020 do Senado Federal, comparando os agrupamentos teoricamente definidos com os resultados da Análise Fatorial Exploratória e com os fatores teóricos da literatura especializada do tema. Pela primeira vez, desde o início da avaliação de clima no Senado Federal, foi realizada uma análise fatorial semi confirmatória que avaliou índices de validação que indicaram bons resultados para o instrumento, sugerindo alteração do número de dimensões (de 8 para 6) e revisão do conteúdo dos itens vigentes. Os ajustes do modelo indicaram valores de 0,987 para o índice de Tucker e Lewis e 0,990 para o índice de ajuste comparativo. Índices de confiabilidade composta e variância média extraída também foram avaliados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:MBA em Gestão de Pessoas no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.