Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiulianoCordeiroMarcial_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Divulgação de fatores de risco : estudo das companhias do subsetor de transporte listadas na B3, no período de 2017 a 2019
Autor(es): Marcial, Giuliano Cordeiro
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Logística de transporte
Transporte - planejamento
Governança corporativa
Indicadores de desempenho
Gestão de riscos
Data de apresentação: 14-Mai-2021
Data de publicação: 4-Out-2021
Referência: MARCIAL, Giuliano Cordeiro. Divulgação de fatores de risco : estudo das companhias do subsetor de transporte listadas na B3, no período de 2017 a 2019. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de investigar o nível de divulgação dos fatores de risco das companhias do subsetor de transporte listadas na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, no período de 2017 a 2019. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra da pesquisa é não probabilística por acessibilidade a dados, composta por 32 companhias listadas no subsetor de transportes da B3. Os dados foram coletados dos respectivos Formulários de Referência, itens “4. Fatores de risco” e “5. Gerenciamento de riscos e controles internos”, disponíveis no site da B3. Para tratamento e análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo, com base em indicadores de fatores de risco propostos no referencial teórico. A análise considerou cada ano do período estudado, com observação longitudinal, efetuando comparações dos níveis de divulgação dos fatores de risco das companhias do subsetor de transportes por segmentos de atuação, por Níveis Diferenciados de Governança Corporativa, pelo porte e por ano. Examinando-se as 3.456 observações de subcategorias em todo período proposto, apurou-se que as médias anuais do nível de divulgação dos fatores de risco das companhias do subsetor de transporte listadas na B3 foram 62,76% em 2017, 63,98% em 2018 e 65,36% em 2019. Em geral, os percentuais das subcategorias presentes associadas a cada categoria risco não se distribuiram uniformemente. Houve predomínio nas divulgações das companhias que aderiram aos NDGC em todos os anos analisados. Identificou-se que quanto maior o porte da companhia, maior foi o nível de divulgação dos fatores de risco. Apurou-se predomínio da divulgação dos fatores de risco com foco em riscos não financeiros nos anos de 2017 e de 2018. Em se tratando de segmento de atuação, os resultados mostraram diferenças nos percentuais de subcategorias presentes segundo os segmentos de atuação no ano de 2019. Espera-se que este estudo possa contribuir com o quadro de categorização de risco proposto para novas pesquisas na área, bem como com os resultados das análises para reflexões de acadêmicos e demais partes interessadas em transparência e divulgação de fatores de risco das companhias, em especial das companhias do setor de transporte listadas em Bolsa no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.