Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KathleenLorraneLimaPascoal_tcc.pdf4,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura e comprometimento organizacional : um estudo em setores vinculados às Diretorias da Câmara dos Deputados
Autor(es): Pascoal, Kathleen Lorrane Lima
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Comportamento organizacional
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Câmara dos Deputados - Brasil
Administração pública - gestão de pessoas
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 5-Out-2021
Referência: PASCOAL, Kathleen Lorrane Lima. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo em setores vinculados às Diretorias da Câmara dos Deputados. 2021. 160 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Comportamento Organizacional representa uma área de conhecimento que investiga o comportamento do indivíduo, grupo e organização, sendo assim, pertinente por fornecer ferramentas que auxiliam no gerenciamento de pessoas, bem como recursos que propiciam a alavancagem do desempenho organizacional (BANOV, 2019). Dentro de tal campo de estudo estão inseridos a “Cultura” e “Comprometimento” que, no contexto organizacional, são construtos investigados, separadamente, em diversas pesquisas científicas. Na concepção de alguns teóricos, a cultura organizacional é um importante antecedente do comprometimento (MEYER E ALLEN, 1991), não obstante o relacionamento entre tais variáveis têm recebido pouca atenção, resultando em uma baixa concentração de pesquisas que abordam a investigação de tal vinculação no âmbito organizacional, sobretudo em organizações públicas. Perante o exposto, o presente estudo objetivou investigar as relações entre cultura organizacional e perfis de comprometimento dos colaboradores dos setores vinculados às Diretorias da Câmara dos Deputados. Para tanto, utilizou-se os instrumentos validados OCAI de Cameron e Quinn (2006), para o mapeamento do perfil cultural, e EBACO de Medeiros (2003), para a mensuração do comprometimento. O presente estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva e correlacional, que foi desenvolvida mediante a utilização de uma abordagem estruturada e quantitativa, sendo adotado o método de amostragem não probabilística por conveniência, que por sua vez, propiciou, através de um levantamento de campo (survey), a coleta de dados primários. Para a análise dos dados obtidos utilizaram-se estatísticas descritivas e a técnica de Correlação de Spearman. Em suma, os resultados indicaram a predominância das Culturas Clã e Hierárquica no perfil cultural das Diretorias, além de apontar um possível desejo, por parte dos colaboradores, de uma maior presença das características da Cultura Inovativa no ambiente organizacional. Em relação aos níveis de comprometimento, identificou-se que as bases que apresentaram resultados mais expressivos foram: Obrigação pelo Desempenho, com um nível alto; e Escassez de Alternativas, com um nível baixo. Finalmente, no que diz respeito ao relacionamento das variáveis, identificaram-se as seguintes possíveis correlações entre: base Afetiva e os quatros tipos culturais; base Obrigação em Permanecer e a Cultura Clã; base Obrigação pelo Desempenho e as Culturas de Mercado e Hierárquica; base Afiliativa e as Culturas Clã, de Mercado e Hierárquica; e, por fim, base Falta de Recompensas e Oportunidades e a Cultura Clã.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.