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dc.contributor.advisorCodá, Renato Calhau-
dc.contributor.authorTeixeira, Matheus Sousa-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Matheus Sousa. Análise de comentários de vídeos virais: percepção de marca de grandes redes de fast-food. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou entender, por meio de comentários online em vídeos virais, a percepção de marca de empresas de fast-food no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem qualitativa com a utilização do método de análise de conteúdo para examinar as postagens disponíveis de usuários na plataforma Youtube. Para a realização da pesquisa foi necessário: separar vídeos virais com base no número de visualizações; extrair comentários utilizando a ferramenta Youtube Data Tools com o módulo Video Info and Comments; refinar os comentários baseando-se em popularidade; categorizar com fundamento em Wendt, Griesbaum e Kölle (2016); e analisar as informações. A amostra somou seis vídeos (três para cada empresa), com um total de 1.819 postagens avaliadas. Como resultados tem-se que aspectos como marca e conteúdo de vídeo são os mais presentes nas postagens dos usuários, que há certa cultura de discussão entre os participantes da plataforma e que o Burger King possui praticamente o dobro de avaliações positivas à sua marca em comparação com seu concorrente Mcdonald’s. Para futuras pesquisas é recomendado que haja uma amostra mais variada de setores e uma combinação entre informações tanto dos utilizadores da plataforma quanto das empresas analisadas para fornecer um estudo completo do sucesso das campanhas virais. O estudo contribui academicamente para uma maior compreensão dos impactos do marketing viral no Youtube, visto a pouca produção desse tema no país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordYouTube (Site de vídeos)pt_BR
dc.subject.keywordMarca de produtospt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.subject.keywordMarketing digitalpt_BR
dc.subject.keywordFast foodpt_BR
dc.titleAnálise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-foodpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-06T12:13:40Z-
dc.date.available2021-10-06T12:13:40Z-
dc.date.submitted2021-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28798-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study sought to understand, through online comments on viral videos, the brand perception of fast-food companies in Brazil. To achieve this goal, a qualitative approach was used with the use of the content analysis method to examine the posts available to users on the Youtube platform. To carry out the research, it was necessary to: separate viral videos based on the number of views; extract comments using the Youtube Data Tools tool with the Video Info and Comments module; refine comments based on popularity; categorize based on Wendt, Griesbaum and Kölle (2016); and analyze the information. The sample totaled six videos (three for each company), with a total of 1,819 posts evaluated. As a result, aspects such as brand and video content are most present in users' posts, that there is a certain culture of discussion among platform participants and that Burger King has almost twice as many positive reviews of its brand in comparison. with its competitor Mcdonald's. For future research it is recommended that there is a more varied sample of sectors and a combination of information from both users of the platform and the companies analyzed to provide a complete study of the success of viral campaigns. The study contributes academically to a greater understanding of the impacts of viral marketing on Youtube, given the low production of this topic in the country.pt_BR
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