Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabriellaCorrêa_tcc.pdf596,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevêdo, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorCorrêa, Gabriella-
dc.identifier.citationCORRÊA, Gabriella. Análise da relação entre empresas e o patrocínio esportivo no Distrito Federal. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução – O mercado do patrocínio esportivo movimenta, no mundo, bilhões de dólares todos os anos, favorecendo todas as partes associadas ao seu processo estratégico, inclusive às empresas patrocinadores. Objetivos – O objetivo desta pesquisa foi analisar as informações, levantadas, relacionadas aos processos deci sórios das empresas e seus desdobramentos acerca do patrocínio esportivo. Metodologia – A pesquisa, possui caráter qualitativo descritivo. O GoogleForms foi utilizado como instrumento de coleta de dados por meio de questionário eletrônico, enviado aos profissionais responsáveis pelo patrocínio nas empresas patrocinadoras do Distrito Federal. Resultados – Foi observado que as empresas tendem a patrocinar entidades esportivas que demonstrem possuir responsabilidade e credibilidade, chances de se destacar no esporte e faça parte da comunidade onde a empresa está sediada. Além disso, “inserção nas mídias sociais” e “retorno de mídia espontânea (gratuita)”, se destacam como um dos principais retornos, pretendidos pelo patrocinador, em face deste investimento. Conclusão – A percepção das empresas diante dos resultados obtidos pelo patrocínio se mostrou empírica e imprecisa. Informações mais específicas podem indicar melhores estratégias tanto para as empresas quanto para as entidades esportivas a procura de patrocinadores. Se faz necessária a continuidade desta pesquisa, bem como novas estratégias para abordagem efetiva e consequentemente maior número de valores da amostra para o levantamento e análise dos dados em uma amostra mais significativa em relação aos respondentes representantes das empresas patrocinadoras do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing esportivopt_BR
dc.subject.keywordPatrocínio esportivopt_BR
dc.titleAnálise da relação entre empresas e o patrocínio esportivo no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T12:17:00Z-
dc.date.available2021-10-07T12:17:00Z-
dc.date.submitted2021-05-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.