Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28813
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LarissaCampeloAlves_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamentos sensíveis a gênero : uma análise do orçamento de 2020 da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal
Autor(es): Alves, Larissa Campelo
Orientador(es): Martins, Ana Paula Antunes
Assunto: Orçamento público
Políticas públicas - mulheres
Desigualdade social
Gênero - desigualdade
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 7-Out-2021
Referência: ALVES, Larissa Campelo. Orçamentos sensíveis a gênero: uma análise do orçamento de 2020 da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. 2020. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nas escolhas orçamentárias, a ação do Estado é capaz de ampliar ou reduzir desigualdades sociais, dessa forma, o estudo político do orçamento é essencial para analisar as desigualdades de gênero e como a alocação de recursos para o enfrentamento das lógicas de iniquidade de gênero tem sido materializada ou objeto de omissão política. As pesquisas analíticas que estabelecem relação entre orçamento público e políticas públicas de gênero no Brasil, e outros marcadores sociais da diferença, ainda são incipientes, em especial no que considera a possibilidade de enfrentamento às desigualdades e a promoção de equidade. À luz das epistemologias feministas no estudo das políticas públicas e dos orçamentos sensíveis a gênero, o objetivo geral desta pesquisa documental, de caráter qualitativo e interdisciplinar é analisar o orçamento público do Distrito Federal destinado às políticas públicas com enfoque de gênero por meio dos recursos públicos da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal. Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa, os objetivos específicos são: descrever as áreas de atuação da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal a partir do seu regimento interno; identificar qual a programação para as políticas com enfoque de gênero no Plano Plurianual 2020-2023 com foco na Secretaria de Estado da Mulher enquanto Unidade Responsável; e identificar quais os eixos de atuação que a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal priorizou a partir dos programas contemplados na execução orçamentária de 2020. Para tanto, foi realizada pesquisa documental na Lei Orçamentária Anual do Governo do Distrito Federal de 2020, análise e descrição do Regimento Interno da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e dos dados financeiros da execução orçamentária da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal a partir de documentos públicos disponíveis em portais e sites oficiais do GDF acerca do exercício financeiro de 2020. A análise da execução orçamentária de 2020 da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal apontou que há uma incipiente sensibilidade orçamentária às desigualdades de gênero até o momento, tendo em vista a baixa execução orçamentária e as omissões do Poder Executivo local acerca dessa temática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.