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dc.contributor.advisorSouza, Álvaro Nogueira de-
dc.contributor.authorAres Meinen, Ádila-
dc.identifier.citationARES MEINEN, Ádila. Impacto do custo de estradas na concessão florestal. 2021. ix, 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs florestas públicas foram regulamentadas por meio da Lei 11.284/2006, denominada Lei de Gestão de Florestas Públicas, que dispõe sobre concessão florestal e conduz ao manejo florestal sustentável. As atividades exercidas na concessão apresentam elevados custos, sendo um deles o custo de estradas florestais. Neste contexto, este trabalho apresentou como objetivo calcular o impacto do custo com estradas florestais nas despesas de uma concessão florestal, localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, estado do Pará. Foram utilizados dados financeiros da empresa concessionária para a projeção do fluxo de caixa em 40 anos, aplicando métodos de análise de investimento e de risco. A análise abordou dois cenários, sendo o primeiro em que o fluxo de caixa inclui custos de abertura e manutenção de estradas e o segundo inclui apenas a manutenção de estradas. Por meio do Valor Presente Líquido (VPL) anualizado resultante para cada situação, foi demonstrado como os custos com estradas intervêm no fluxo de caixa da empresa. O VPL anualizado quando a empresa é responsável por abertura e manutenção de estradas é de R$ 1.598.377,58, e quando a empresa é responsável apenas pela manutenção o VPL anualizado é de R$ 1.755.877,58. Observou-se que, o fluxo de caixa torna-se mais atrativo quando os custos são reduzidos, sendo isso possível no cenário em que apenas a manutenção está sob responsabilidade da empresa concessionária da unidade de manejo florestal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFlorestas públicaspt_BR
dc.subject.keywordConcessão florestalpt_BR
dc.subject.keywordAnálise financeirapt_BR
dc.subject.keywordManejo florestalpt_BR
dc.subject.keywordEstradas florestaispt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.keywordImpacto ambientalpt_BR
dc.titleImpacto do custo de estradas na concessão florestalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T17:47:44Z-
dc.date.available2021-10-07T17:47:44Z-
dc.date.submitted2021-05-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28832-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCardoso, Rodrigo Montezano-
dc.description.abstract1Public forests in Brazil were regulated by Law 11284/2006, “Law for the Management of Public Forests”, which rules forest concessions and leads to sustainable forest management. Concession activities yield high costs, one of which is the cost of forest roads. Within such context, this data review strives to calculate the impact of costs with forest roads on the expenses of a forest concession located in the Caxiuanã National Forest, located in the state of Pará. Financial data from the concession company were used to project the cash flow for 40 years through investment and risk analysis methods. The analysis considered two scenarios: for the first, the cash flow included costs to open and maintain roads; and for the second, the cash flow only had maintenance costs. Using the Annualized current net value (ANVP) resulting from each situation, a demonstration was made on how the costs with roads intervene in the company’s cash flow. The ANVP is R$ 1.598.377,58 when the company is responsible for opening and maintaining the roads, and R$ 1.755.877,58 when the company is responsible for maintaining them. It was observed that the cash flow becomes more attractive when the costs are reduced, and this is possible in the scenario in which only road maintenance is under the responsibility of the forest management unit concessionaire.pt_BR
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